Timóteo empossa novos membros do Conselho Municipal de Educação

Solenidade reuniu autoridades, professores e representantes da sociedade civil; 32 conselheiros assumem mandato de dois anos

Por Plox

18/09/2025 16h26 - Atualizado há 4 dias

Foram empossados nesta quinta-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) de Timóteo. Ao todo, 32 conselheiros, entre titulares e suplentes da sociedade civil e do poder público, assumem mandato de dois anos conforme o Decreto nº 6.219, de 04 de setembro de 2025.


Imagem Foto: Divulgação


O CME tem como finalidade garantir a participação da comunidade na definição de diretrizes das políticas públicas de ensino, colaborando para a melhoria da qualidade da educação. Segundo a secretária municipal de Educação, France-Jane, o conselho é um espaço de escuta, proposição e fiscalização, ajudando a pensar a educação como política de Estado.

“A diversidade de vozes que compõem este colegiado garante legitimidade e força às decisões que serão tomadas”, destacou.

Imagem Foto: Divulgação


A nova mesa diretora do Conselho foi definida em plenária no último dia 12 e é composta por Cristina do Carmo Oliveira Soares (presidente), Flávia Souza Silva (vice-presidente) e Márcia Assis Silva Gomes de Souza (secretária-geral). Durante a posse, Cristina Soares ressaltou a importância do trabalho coletivo.

“Com esses novos conselheiros, esperamos ampliar o atendimento, buscar mais recursos e fortalecer nossa relação com a UNCME, para transformar a educação de Timóteo em referência”, afirmou.


Imagem Foto: Divulgação


Para a conselheira Sandra Peri, presidente da Adevita, os desafios na área da educação especial exigem acolhimento e preparo constante. Já a professora Jaqueline Aredes, diretora da Escola Estadual Ana Letro Staacks, reforçou que o objetivo é somar esforços junto à Secretaria de Educação para garantir ensino de qualidade. A secretária Márcia Assis, representante da rede privada de educação infantil, destacou a importância da participação do setor no conselho para conquistar avanços em prol das crianças.


Imagem Foto: Divulgação


O prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, destacou que a posse reafirma o compromisso do município com a democracia e a educação pública de qualidade.

“A nova mesa diretora terá a missão de conduzir os trabalhos com ética e dedicação, garantindo que a educação continue avançando com justiça e inclusão.”


Regulamentado por Lei Municipal de 27 de janeiro de 2020, o Conselho Municipal de Educação é um órgão consultivo, normativo, deliberativo, mobilizador, propositivo e fiscalizador, atuando no assessoramento ao Governo Municipal na formulação da política educacional da cidade.


Destaques