Polícia Federal apreende 150 pássaros no Sul de Minas
Os animais seriam vendidos no Rio de Janeiro
Por Plox
18/10/2020 08h55 - Atualizado há mais de 4 anos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no Sul de Minas gerais, na altura de Pouso Alto, 150 pássaros da fauna silvestre mineira nessa sexta-feira (16). Eles estavam amontoados em quatro gaiolas diferentes, algumas delas separadas com repartições bem pequenas, que os espremiam. O transporte clandestino dos pássaros era feito pela rodovia BR-354. Os animais seriam vendidos no Rio de Janeiro-RJ.
De acordo com os agentes federais, durante uma fiscalização de rotina, uma equipe abordou um automóvel Fiat Palio, com placas do RJ, e ao verificarem o porta-malas, foram localizadas várias gaiolas e embalagens de papelão, onde estavam os pássaros das raças trinca ferro e coleirinha. Essas aves são muito valorizadas pelo seu canto, mas a captura e venda sem autorização é crime de tráfico de animais e maus tratos.
O motorista e o passageiro disseram aos policiais que compraram os pássaros em Lavras-MG, mas não quiserem falar o valor pago e de quem compraram. Afirmaram ainda que iriam vendê-los na feira de Realengo, na capital do Rio de Janeiro.

Os indivíduos foram liberados após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os pássaros foram encaminhados para a Polícia Ambiental.