Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Fabriciano faz encoleiramento de cães para controle e prevenção da Leishmaniose

As coleiras colocadas nos cães vêm com um produto chamado Deltametrina 4%, que repele o mosquito palha, transmissor da doença

18/10/2022 às 14:42 por Redação Plox

Uma nova ação na área de Saúde foi iniciada pela Prefeitura de Coronel Fabriciano para barrar uma das endemias mais perigosas da atualidade, a Leishmaniose Visceral. A doença que é endêmica no Vale do Aço, ameaça a vida dos animais e coloca a saúde da população em risco, devendo ser combatida frequentemente.

A medida da Secretaria de Governança da Saúde foi implantar um programa de encoleiramento de animais sadios, evitando assim que eles se contaminem.

Foto: Divulgação

 

As coleiras colocadas nos cães vêm com um produto chamado Deltametrina 4%, que repele o mosquito palha, transmissor da doença. Ao evitar que os animais sejam picados, a Prefeitura de Fabriciano impede a proliferação da doença, e cada vez menos animais contaminados, menos casos serão registrados com a doença e, consequentemente, menos risco de transmissão em humanos.

As coleiras serão trocadas de 6 em 6 meses. A ação faz parte do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral, do Ministério da Saúde, e tem como intuito reduzir a transmissão da leishmaniose visceral canina e humana.

A região dos bairros Caladinho de Baixo e Caladinho do Meio foram escolhidas para o início do projeto, visto que estão no topo dos registros de casos dos últimos anos. Entre 2016 e 2019, houve 166 notificações de casos possíveis de transmissão no município. Deste total, 31 tiveram laudo laboratorial positivo, a maioria na região escolhida para o início dos encoleiramentos. Nesta primeira etapa, serão encoleirados 600 cães. Todos eles são testados antes para garantir que não estejam com a doença.

Foto: Divulgação

 

A bióloga da Prefeitura, Silvia Soares, explica que a transmissão ocorre por meio do vetor (mosquito palha). “Ao picar o animal contaminado, o mosquito leva a doença para o homem. Ao evitar a contaminação nós interrompemos o ciclo da doença e garantimos a preservação da vida desses animais”, disse.

BUSCA ATIVA

Os agentes de endemias envolvidos no projeto estão indo de casa em casa. Os animais não reagentes à doença são encoleirados. O programa é totalmente gratuito e os donos de animais não precisam sair de casa neste primeiro momento para serem contemplados pelo atendimento. Os donos de animais encoleirados devem assumir o compromisso de cuidar da coleira, evitar a perda, roubo ou desvio de qualquer natureza durante o tratamento.

A Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, disse que o projeto iniciado em setembro de 2022, não tem data para terminar. A proposta é combater a doença continuamente. “Nosso município é endêmico, por isso fomos escolhidos pelo Ministério da Saúde para este projeto. Nossa equipe está empenhada no trabalho e queremos apagar esta mancha que por muitos anos marcou a nossa cidade, reduzindo os casos”, disse.

A LEISHMANIOSE

Doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia. Quando não tratada, pode evoluir para óbito.

TRANSMISSÃO

A transmissão ocorre por meio da picada do mosquito palha, dentre outros. Na área urbana, o cão é o principal hospedeiro. 

SINTOMAS

Febre de longa duração

Aumento do fígado e baço

Perda de peso

Fraqueza

Redução da força muscular

Anemia

TRATAMENTO

Apesar de grave, a Leishmaniose Visceral tem tratamento para os humanos. Procure sua UBS de referência. Nos cães, o tratamento pode até resultar no desaparecimento dos sinais clínicos, porém eles continuam como fontes de infecção para o vetor, e, portanto, um risco para a saúde da população humana e canina.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Imagem de Nossa Senhora Aparecida é projetada junto ao Cristo Redentor
GERAL

Imagem de Nossa Senhora Aparecida é projetada junto ao Cristo Redentor

Homenagem emocionante ao Dia das Mães ilumina o céu do Rio de Janeiro com a padroeira do Brasil ao lado de Jesus

GERAL

Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa ferida em Ipatinga

Um Chevrolet Onix azul e uma motocicleta Honda CG preta se envolveram na colisão, que deixou o motociclista ferido

Matheus Gaidos foi morto no dia 21 de junho REPRODUÇÃO
GERAL

Morte nos EUA: brasileiro assassinado após interagir com cão terá corpo transportado ao Brasil

Matheus Gaidos foi assassinado por disparos à queima-roupa após brincar com cão na rua

kim.jpeg
GERAL

Coréia do Sul afirma que Kim Jong-un está 'vivo e bem’

Segundo país vizinho, o ditador da Coreia do Norte passa uma temporada em Wonsan, um resort na costa leste do país.

para você
ESPORTES

Macuco é campeão da temporada do Campeonato de Futebol do Setor7 em Timóteo

Dos mais tradicionais torneios esportivos da cidade, competição é sucesso de crítica e público

Prefeitura de Belo Oriente prorroga prazo para cadastro de
oficineiros até 10 de outubro
EMPREGO

Prefeitura de Belo Oriente prorroga prazo para cadastro de oficineiros até 10 de outubro

Carga horária reduzida e salário de R$ 1.518 são ofertados em cadastro reserva da Prefeitura

aaa
SAúDE

Medicamentos falsos para dengue preocupam autoridades de saúde

Automedicação também é um problema grave; população deve seguir orientações oficiais

Zema questiona condenação de Bolsonaro e fala em 'inquisicão'
POLíTICA

Zema questiona condenação de Bolsonaro e fala em 'inquisicão'

Governador de Minas reagiu ao julgamento do STF que sentenciou Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe