Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Prefeitura de Santana do Paraíso consegue reintegração de posse de áreas ocupadas no bairro Cidade Nova

Processo ainda tramita na justiça para que outros imóveis ainda sejam devolvidos

18/10/2022 às 13:33 por Redação Plox

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso conseguiu a reintegração de duas áreas ocupadas ilegalmente na rua Carlos Gomes, no bairro Cidade Nova. A decisão foi tomada em audiência de conciliação entre as partes, que ocorreu no último dia 10. “Nesta área recuperada funcionou de forma clandestina e sem pagar impostos uma fábrica de lajes dentro de um patrimônio que é público, o que é um verdadeiro absurdo. Praticas assim impedem o desenvolvimento do bairro, tendo em vista que a prefeitura não pode dar andamento a uma obra nessas áreas ocupadas”, afirmou o prefeito Bruno Morato.

Foto: Plox

 

A maioria das ocupações ilegais trata-se de moradias. O processo judicial ainda está em tramitação. O próximo passo, segundo a administração municipal, é fazer um levantamento das famílias que estão nessas áreas para que a Secretaria de Assistência Social possa encaminhá-las a algum programa social municipal ou estadual. 

Foto: Divulgação PMSP

 

“Não tem uma previsão exata, a gente está usando todas as formas de direito, também respeitando o direito da dignidade da pessoa humana. Entretanto, para prosseguirmos com as nossas políticas públicas, a gente necessita reintegrar a posse de fato dessas áreas invadidas”, destacou o procurador-geral Felipe Andrade de Oliveira.

Entenda

Desde o início da gestão, o prefeito Bruno Morato vem trabalhando para construir uma praça pública na rua Carlos Gomes, contudo, a prefeitura encara um entrave: as invasões. Além de infringir o Código de Posturas do município, Lei n° 177/99, que proíbe a ocupação de áreas públicas, a equipe do Departamento de Meio Ambiente constatou a invasão de Área de Preservação Permanente (APP), tendo em vista que nas proximidades há um córrego.

Conforme o chefe do Executivo, a administração já possui recursos disponíveis para a construção da praça, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e, inclusive, o projeto da área já está concluído. “Nós temos que mudar essa cultura no Brasil do que aquilo que é público não é de ninguém, é ao contrário, o que é público é de todo mundo e queremos devolver essa área para a população”, finalizou o prefeito.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Gestante com diagnóstico de gêmeas dá à luz apenas um bebê e caso vira investigação no RJ
GERAL

Gestante com diagnóstico de gêmeas dá à luz apenas um bebê e caso vira investigação no RJ

Secretário de Saúde confirma equívoco em exame inicial; polícia investiga caso para esclarecer inconsistências nos registros e laudos da gestação

coronavirus_13.jpg
GERAL

Índia cria maior quarentena do mundo e isola 1,3 bilhão de pessoas

capa
GERAL

A Comemoração do dia nacional da República Italiana destaca laços entre Minas Gerais e Itália

Nicoletta Gomiero ressaltou o enorme potencial de intercâmbio entre Minas Gerais e a Itália em uma diversidade de setores

YouTube remove canal infantil após promoção do 'jogo do tigrinho' em SC
GERAL

YouTube remove canal infantil após promoção do 'jogo do tigrinho' em SC

Justiça nega indenização a youtuber que perdeu canal com mais de 2 milhões de inscritos; senha foi compartilhada com patrocinadores

para você
Ciclo infinito: moda circular propõe revolução sustentável no vestir
LAZER

Ciclo infinito: moda circular propõe revolução sustentável no vestir

Modelo sustentável desafia o consumo tradicional e oferece soluções práticas para reduzir impactos ambientais da moda

Vacina brasileira contra Covid-19 deve chegar ao SUS em 2026
SAúDE

Vacina brasileira contra Covid-19 deve chegar ao SUS em 2026

SpiN-TEC, desenvolvida pela UFMG, promete eficácia e baixo custo; ensaios mostram desempenho igual ou superior à Pfizer bivalente.

Juros altos reduzem ritmo de empregos com carteira em 2025
EMPREGO

Juros altos reduzem ritmo de empregos com carteira em 2025

Saldo de 1,3 milhão de contratações entre janeiro e julho é 10,4% menor que no mesmo período de 2024

 Foto: Ilustração
SAúDE

Calor intenso acelera transmissão de dengue em Minas Gerais

Pesquisadores alertam para aumento significativo nos casos de arboviroses devido à elevação das temperaturas, com Minas Gerais registrando um caso a cada 12 segundos