Banco central alerta sobre golpes que prometem resgate de valores esquecidos

Golpistas utilizam anúncios falsos para desviar pessoas de sites oficiais e cobram por serviços inexistentes.

Por Plox

18/10/2024 09h17 - Atualizado há 4 dias

O Banco Central (BC) alertou, em seu site e redes sociais, que qualquer tentativa de facilitar a consulta ou o saque de valores esquecidos em instituições financeiras fora dos canais oficiais é uma fraude. A autoridade monetária reforçou que o único endereço seguro para esse tipo de consulta é o site https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O prazo para o resgate dos recursos encerrou na quarta-feira (16), e quem perdeu a data pode ser alvo de promessas enganosas de resgate. Alguns golpistas chegam a cobrar antecipadamente por supostos serviços. De acordo com o BC, há anúncios circulando em redes sociais e aplicativos de mensagens que direcionam os usuários a sites falsos.

A instituição adverte que não utiliza páginas com nomes como "consulta brasil" ou "receba seu dinheiro" e que todos os serviços do BC são gratuitos. O Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar de valores ou confirmar dados pessoais. A única instituição que pode entrar em contato é aquela indicada no Sistema de Valores a Receber, e ela nunca solicitará senhas.

Atualmente, cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de empresas têm valores esquecidos no sistema financeiro, somando R$ 8,6 bilhões não resgatados até agosto. Os valores não retirados serão destinados à conta única do Tesouro Nacional, conforme previsto em lei para compensar a desoneração da folha de pagamento aprovada pelo Congresso.

Destaques