Belo horizonte confirma quatro casos de Candida auris e registra uma morte

Um dos pacientes infectados com o fungo estava em estado grave após acidente de moto; outros dois já tiveram alta e um permanece internado

Por Plox

18/10/2024 09h31 - Atualizado há 4 dias

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) confirmaram nesta quinta-feira (17) que um dos quatro pacientes diagnosticados com Candida auris em Belo Horizonte faleceu na última quarta-feira (16). A vítima estava internada em estado grave devido a um acidente de motocicleta, e a morte não foi atribuída ao fungo.

foto: Agência Brasil

Dos quatro casos identificados, dois pacientes receberam alta, enquanto outro continua hospitalizado. Além disso, testes em 11 pessoas apresentaram resultado negativo para o superfungo, sendo que duas delas ainda estão internadas. Há ainda 24 pessoas aguardando os resultados dos exames.

A SES-MG destacou a alta transmissibilidade do Candida auris, que pode colonizar rapidamente a pele e o ambiente ao redor. Para prevenir a disseminação, pacientes suspeitos estão sendo mantidos em isolamento, e o Hospital João XXIII adotou protocolos rigorosos de controle, como uso de luvas e aventais, higienização das mãos e testes de detecção de novos casos.

Destaques