Lula critica Bolsonaro em comício na bahia e afirma que jesus cristo foi o maior exemplo de esquerda

Presidente fez discurso em Camaçari e questionou autenticidade religiosa de Bolsonaro, elogiando união de partidos de esquerda na chapa local

Por Plox

18/10/2024 08h49 - Atualizado há 4 dias

Durante um comício realizado nesta quinta-feira (17/10) em Camaçari, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) direcionou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusando-o de fingir ser evangélico e de não agir conforme os princípios cristãos. O evento teve como objetivo apoiar a candidatura de Luiz Caetano (PT) à prefeitura do município, situado a cerca de 60 km de Salvador.

Lula destacou a importância de não repetir o erro das eleições de 2018, quando, segundo ele, o então desconhecido Bolsonaro foi eleito apesar de espalhar ódio e desinformação. “Inventou até que é evangélico. Ele não acredita em Deus, porque o comportamento dele não é de quem acredita”, declarou o presidente.

crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Durante o discurso, Lula também elogiou a candidata a vice-prefeita, Pastora Déa (PSB), ressaltando o orgulho em ter uma mulher negra e evangélica na chapa. Para ele, a aliança entre os partidos de esquerda é motivo de celebração, afirmando: "Ninguém foi mais de esquerda do que Jesus Cristo. Ninguém defendeu os pobres como ele."

A cidade de Camaçari, que é considerada um reduto importante do PT na Bahia, segue para o segundo turno das eleições. No primeiro turno, Luiz Caetano obteve 49,5% dos votos, superando por pouco o candidato Flávio Matos (União Brasil), que alcançou 49,1%, com uma diferença de menos de 600 votos. A presença de Lula é vista como estratégica para impulsionar a campanha do aliado, que já foi prefeito da cidade por três mandatos.

Mais cedo, o presidente esteve em Salvador para anunciar um investimento de R$ 1,2 bilhão do governo federal, destinado à construção de creches e escolas, além da aquisição de veículos escolares, como parte do Novo PAC. Os recursos visam a construção de 94 creches e escolas regulares, 62 escolas de tempo integral e a compra de 244 ônibus escolares, beneficiando 39,1 mil estudantes.

No evento em Salvador, que reuniu cerca de 10 mil estudantes, houve a participação de jovens em batalhas de rimas e manifestações de apoio ao presidente. O Ministério da Educação aproveitou a ocasião para divulgar a expansão do programa Pé-de-Meia, voltado a estudantes do ensino médio, e anunciar o repasse de R$ 382,8 milhões para os beneficiários do programa.

Destaques