
STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.
Após mais de 24 horas de interdição, o trânsito na rodovia Fernão Dias (BR-381) voltou ao normal em Camanducaia (MG). A obstrução ocorreu devido à parada de uma megacarreta que transporta uma peça industrial de grandes dimensões e precisou de manutenção às margens da rodovia.
A megacarreta transporta uma peça industrial pela rodovia Fernão Dias. Após manutenção, tráfego foi normalizado em Camanducaia (MG).
Foto: Reprodução
A carreta, que apresentou problemas mecânicos entre segunda (13) e terça-feira (14), permaneceu parada na pista sentido Belo Horizonte, bloqueando totalmente o tráfego neste trecho. Após ser removida da rodovia, a circulação foi restabelecida.
Com 123 metros de comprimento, 7,3 metros de largura e 850 toneladas, a megacarreta iniciou sua viagem em Arujá (SP) no dia 9 de outubro. O destino final é a fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO). O percurso total deve superar 1,2 mil quilômetros, com duração prevista de mais de dois meses.
O veículo possui 44 eixos e 264 pneus. Para efeito de comparação, essa extensão equivale ao tamanho de um prédio de 30 andares deitado.
Por conta do porte fora do comum, a carreta pode circular apenas em grandes rodovias. Enquanto trafega pela Fernão Dias, ocupa duas faixas. A viagem ocorre a cerca de 30 km/h, com trajeto realizado em pequenos trechos diários e paradas programadas.
O veículo só pode circular durante o dia, por ultrapassar os limites de altura, largura e comprimento permitidos para tráfego noturno – Artur Batista, coordenador de operações da Arteris
Durante a passagem pelas praças de pedágio, a carreta utiliza as vias laterais, específicas para esse tipo de transporte. O deslocamento conta com Autorização Especial de Trânsito (AET) do DNIT e acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária responsável.
A parada da carreta ocorreu no km 916 da Fernão Dias, no sentido Belo Horizonte, após a quebra de uma peça de suporte chamada estirante. Desde então, equipes de manutenção trabalham no local, mas não há previsão para o retorno da viagem.
O planejamento inicial previa que o comboio deixasse a região até 20 de outubro, seguindo depois para Goiás. Com o imprevisto, a entrega, que estava estimada para a segunda quinzena de dezembro, segue indefinida.
A passagem da carga especial pela Fernão Dias tem sido marcada por desafios. Somente no trecho de pouco mais de 30 quilômetros percorrido no Sul de Minas, foram registradas ao menos quatro panes e congestionamentos que chegaram a 15 quilômetros, especialmente em áreas de serra.
A pior ocorrência ocorreu em Camanducaia, quando o veículo ficou parado por mais de 24 horas no km 917, causando bloqueio total da pista sentido Belo Horizonte.
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