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Megacarreta causa mais de 24 horas de bloqueio na Fernão Dias em MG

Pane em veículo com carga de 850 toneladas interditou totalmente a rodovia e gerou 15 km de congestionamento no Sul de Minas

19/10/2025 às 01:04 por Redação Plox

Após mais de 24 horas de interdição, o trânsito na rodovia Fernão Dias (BR-381) voltou ao normal em Camanducaia (MG). A obstrução ocorreu devido à parada de uma megacarreta que transporta uma peça industrial de grandes dimensões e precisou de manutenção às margens da rodovia.

A megacarreta transporta uma peça industrial pela rodovia Fernão Dias. Após manutenção, tráfego foi normalizado em Camanducaia (MG).

A megacarreta transporta uma peça industrial pela rodovia Fernão Dias. Após manutenção, tráfego foi normalizado em Camanducaia (MG).

Foto: Reprodução

Parada emergencial gerou bloqueio total da pista

A carreta, que apresentou problemas mecânicos entre segunda (13) e terça-feira (14), permaneceu parada na pista sentido Belo Horizonte, bloqueando totalmente o tráfego neste trecho. Após ser removida da rodovia, a circulação foi restabelecida.

Detalhes sobre o veículo e a carga transportada

Com 123 metros de comprimento, 7,3 metros de largura e 850 toneladas, a megacarreta iniciou sua viagem em Arujá (SP) no dia 9 de outubro. O destino final é a fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO). O percurso total deve superar 1,2 mil quilômetros, com duração prevista de mais de dois meses.

O veículo possui 44 eixos e 264 pneus. Para efeito de comparação, essa extensão equivale ao tamanho de um prédio de 30 andares deitado.

Condições e logística da viagem

Por conta do porte fora do comum, a carreta pode circular apenas em grandes rodovias. Enquanto trafega pela Fernão Dias, ocupa duas faixas. A viagem ocorre a cerca de 30 km/h, com trajeto realizado em pequenos trechos diários e paradas programadas.

O veículo só pode circular durante o dia, por ultrapassar os limites de altura, largura e comprimento permitidos para tráfego noturno – Artur Batista, coordenador de operações da Arteris

Durante a passagem pelas praças de pedágio, a carreta utiliza as vias laterais, específicas para esse tipo de transporte. O deslocamento conta com Autorização Especial de Trânsito (AET) do DNIT e acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária responsável.

Pane mecânica altera programação da entrega

A parada da carreta ocorreu no km 916 da Fernão Dias, no sentido Belo Horizonte, após a quebra de uma peça de suporte chamada estirante. Desde então, equipes de manutenção trabalham no local, mas não há previsão para o retorno da viagem.

O planejamento inicial previa que o comboio deixasse a região até 20 de outubro, seguindo depois para Goiás. Com o imprevisto, a entrega, que estava estimada para a segunda quinzena de dezembro, segue indefinida.

Transtornos ao trânsito e histórico de panes

A passagem da carga especial pela Fernão Dias tem sido marcada por desafios. Somente no trecho de pouco mais de 30 quilômetros percorrido no Sul de Minas, foram registradas ao menos quatro panes e congestionamentos que chegaram a 15 quilômetros, especialmente em áreas de serra.

A pior ocorrência ocorreu em Camanducaia, quando o veículo ficou parado por mais de 24 horas no km 917, causando bloqueio total da pista sentido Belo Horizonte.

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