Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Quase 8 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem, diz estudo

    Por Plox

    18/11/2019 11h24 - Atualizado há mais de 4 anos

    De acordo com o representante brasileiro da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Laércio Franco, que também é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), no Brasil, cerca de 7,7 milhões de pessoas têm diabetes e não sabem.

    Na última quinta-feira (14), a IDF publicou o Atlas Mundial da Diabetes, onde mostra que o Brasil ocupa a sexta posição no ranking com cerca de 16,8 milhões de adultos entre as idades de 20 e 79 anos acometidos pela doença. Com isso, o número de casos não diagnosticados chega a ser 46% do total.

    glicemia Foto: Reprodução/TV

    O órgão estima que o número de pessoas com diabetes no Brasil deve aumentar para 21 milhões de casos em 2030 e, em 2045, pode chegar à 25 milhões de casos.

    O maior problema dos casos não diagnosticados é que algumas complicações provenientes do diagnóstico tardio podem ser irreversíveis. Por não realizarem exames de rotina, as pessoas precisam de um sinal do corpo mais grave para descobrirem a doença.

    Os números no Brasil assustam. Segundo o estudo, um a cada nove adultos no Brasil têm diabetes. É um dos 50 países que a doença apresentou crescimento e, este crescimento, só não foi maior do que da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

    O Atlas da IDF vem sendo divulgado a cada 2 anos desde o ano de 2000, com dados de 138 países. Os números apontam um crescimento de 300% de casos desde a primeira edição. O estudo estima que hoje 463 milhões de pessoas têm diabetes em todo o mundo.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]