Operação apreende mais de 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados

Segundo a PRF, essa foi uma das maiores apreensões de cigarros contrabandeados do país

Por Plox

17/11/2020 21h23 - Atualizado há mais de 4 anos

Na noite do último sábado, uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Estadual (GAECO/MPE) e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte apreenderam, em uma praia localizada no município de Macau-RN, aproximadamente um milhão de maços de cigarros contrabandeados, duas embarcações e cinco veículos. Essa foi a terceira maior apreensão de cigarros contrabandeados realizada pela PRF em todo o país.

Segundo a PRF, equipes das instituições realizavam ações voltadas ao combate à criminalidade na região de Macau, e observaram uma estranha movimentação de veículos e pessoas em um porto salineiro. Ao chegarem ao local, se depararam com uma carga de cigarros contrabandeados, estimada em um milhão de maços de cigarros de procedência estrangeira, configurando o crime de contrabando.

Foto: divulgação/PRF

Os policiais constataram uma grande estrutura logística, utilizada para desembarque e transporte da carga, composta por uma carreta, dois caminhões, dois veículos de passeio e duas embarcações.

Com a chegada do aparato policial no local, ficou evidente que os envolvidos perceberam a aproximação e fugiram para o mangue e área de mata fechada, deixando inclusive o barco e um dos caminhões com os motores ligados.

De acordo com os policiais, a maior das embarcações tinha dimensões e autonomia suficientes para acomodar vários tripulantes e navegar por vários dias em alto mar, possuindo dois porões com capacidade para acomodar 250.000 maços de cigarros em cada, além de câmaras frigoríficas, quatro cabines para a tripulação, entre outros ambientes.

Estima-se que o prejuízo da organização criminosa pode chegar a 6,6 milhões de reais, considerando a perda do cigarro, veículos e embarcações. Os veículos foram lacrados e a contagem definitiva da quantidade de cigarros será finalizada somente após a entrega dos materiais à Receita Federal em Natal/RN.
 

Destaques