Prefeitura de Timóteo terá ponto facultativo no Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro

Por Plox

18/11/2020 17h00 - Atualizado há mais de 4 anos

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Timóteo informou que foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 20 de novembro (sexta), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra.

Segundo a Prefeitura, na sexta-feira, o atendimento no Centro de Referência à Covid-19, localizado no bairro Olaria, será de 7h às 17h. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro, no bairro Primavera, manterá o plantão de 24h normalmente, para os casos de urgência e emergência.

Foto: divulgação/PMT

De acordo com o Executivo Municipal, os serviços de limpeza pública funcionarão normalmente na sexta. As unidades  básicas de saúde e demais setores da área de saúde não funcionarão no Dia da Consciência Negra.

 

Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.

 

Por que dia 20 de novembro?
A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Por essa razão, o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.
 

Destaques