Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço se apresenta na Serra dos Cocais

Show é aberto ao público e começa as 21h no restaurante “Hortaliças do Rancho” no Cocais de Cima

Por Plox

18/11/2023 13h23 - Atualizado há 8 meses

Tradição, viola caipira e música de raiz... No próximo sábado (18/11), o município de Cel. Fabriciano recebe o espetáculo “Memórias de uma Viola [...]” um projeto cultural, realizado pela ASSAMIC (Associação de Amigos da Cultura) através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura que se iniciou no dia 15 de setembro em Ipatinga, e que visa comemorar os 10 anos de existência da Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço por meio de shows gratuitos que exaltam a cultura sertaneja, em especial, a música de raiz. O espetáculo acontecerá no “Hortaliças do Rancho”, Cocais dos Arrudas (de cima), a partir das 21h.

Foto: Divulgação

 

Atualmente a Orquestra reúne 34 músicos que se dedicam à viola caipira, ao violão, à percussão, ao contrabaixo, ao canto e ao berrante, atrizes e atores que performam as composições, além do Maestro Mariano, coordenador do projeto, que rege toda a Orquestra. As apresentações ainda contam com a presença de ex-integrantes convidados, a fim de ampliar o viés comemorativo dos 10 anos da Orquestra.

O espetáculo tem duração média de 120 minutos e reconta a história da orquestra, trazendo canções que resgatam a nossa memória cultural e afetiva, retomando músicas sertanejas de meados do séc. XX até os dias atuais. As canções destacam em suas melodias o ponteio da viola caipira, instrumento utilizado por mestres da cultura popular como Tião Carreiro e Tonico e Tinoco, além do berrante, herança do Brasil Colonial.

Compromisso cultural

Atuante nos campos socioassistencial, cultural, e artístico, predominantemente no que diz respeito às várias formas de brasilidade, a ASSAMIC fundou em 2012 a Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço com a missão de fortalecer estudo, ensino, aprimoramento e divulgação da viola caipira desde sua criação. E é nesse mesmo intuito que a ASSAMIC apresenta essa proposta de circulação de apresentações da Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço, que pretende ensejar essa manifestação popular e seu poder em unir e reunir pessoas em torno da manutenção da tradição e da memória, além, é claro, de destacar a música como estratégia de preservação da diversidade cultural como um ativo fundamental para uma nova compreensão do desenvolvimento humano.

Destaques