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Educação

IFNMG abre inscrições para curso sobre relações étnico-raciais e quilombolas na educação

A iniciativa é uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a CAPES.

18/11/2024 às 12:15 por Redação Plox

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), por meio do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), está com inscrições abertas até o dia 27 de novembro para o curso de extensão em formação para docência e gestão voltada à educação das relações étnico-raciais e quilombolas.

Foto: IFNMG

São oferecidas 3.750 vagas para a formação, que será realizada gratuitamente na modalidade a distância. A iniciativa é uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a CAPES.

O curso é direcionado a profissionais da Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipal no Estado de Minas Gerais.

Objetivo e legislação

De acordo com o IFNMG, o objetivo da formação é capacitar professores, técnicos e gestores para atuar em temáticas étnico-raciais, promovendo práticas educacionais inclusivas e alinhadas à Política Nacional de Equidade e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), do Ministério da Educação (MEC).

A iniciativa também contribui para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena em todas as etapas da educação no Brasil.

Inscrições e seleção

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 12 e 27 de novembro de 2024. Os interessados precisam acessar o link do formulário eletrônico informado no edital e anexar a documentação necessária.

A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição, considerando o cumprimento dos critérios estabelecidos no edital.

Estrutura do curso

Com uma carga horária de 120 horas, o curso será ministrado ao longo de três meses. As atividades serão realizadas integralmente a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFNMG, com aulas ao vivo e em horários flexíveis.

O conteúdo será dividido em quatro módulos que abordam tópicos essenciais relacionados à educação étnico-racial e escolar quilombola.

A aula inaugural está programada para o dia 5 de dezembro de 2024. Os participantes que concluírem a formação receberão certificação.

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