Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Vereador de Ipatinga propõe descentralização no fornecimento de medicamentos do SUS
Projeto de Lei de autoria de Matheus Braga sugere vouchers, cartões eletrônicos ou credenciamento de farmácias para facilitar retirada de remédios, mantendo modelo atual e sem criar novas despesas
18/11/2025 às 16:40por Redação Plox
18/11/2025 às 16:40
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O vereador Matheus Braga apresentou o Projeto de Lei 293/2025, que propõe um novo modelo descentralizado para o fornecimento de medicamentos em Ipatinga, visando apoiar a rede de saúde municipal diante da dificuldade de acesso a medicamentos ofertados pelo SUS.
Vouchers e farmácias credenciadas podem ampliar retirada de medicamentos
A proposta sugere que, a critério do Poder Executivo, sejam implementados mecanismos como vouchers, cartões eletrônicos ou credenciamento de farmácias locais. Dessa forma, a retirada dos medicamentos também poderá ocorrer em estabelecimentos credenciados, ampliando as opções de acesso para a população quando necessário.
Vereador Matheus Braga
O modelo tradicional de distribuição de medicamentos nas unidades de saúde permanece preservado, sendo a nova alternativa pensada apenas como um complemento para facilitar o acesso dos usuários.
Projeto é colaborativo e busca apoiar a rede municipal
Nosso objetivo é somar. Essa alternativa vem para apoiar a rede municipal, ampliar opções e garantir que o cidadão tenha mais facilidade e segurança no acesso aos medicamentos de que precisa.
— Matheus Braga
O projeto não institui despesas adicionais, não cria programas obrigatórios e não altera a estrutura organizacional da saúde. Ele define apenas diretrizes gerais, deixando a regulamentação sob responsabilidade da Prefeitura, como prevê a legislação.
Outro ponto abordado pelo PL é a obrigatoriedade de transparência e o uso de preços baseados na tabela SUS, o que visa evitar sobrepreços na aquisição de medicamentos para a administração municipal.
Tramitação na Câmara segue em análise
A proposta segue agora para avaliação das comissões permanentes da Câmara Municipal, etapa necessária antes de uma eventual votação em plenário.
Partido Liberal se mobiliza para evitar detenção do ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado; votação da anistia na Câmara é planejada.
Partido Liberal se mobiliza para evitar detenção do ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado; votação da anistia na Câmara é planejada.