Instituto Usiminas apresenta o terceiro ano do Programa "Eu Dou Valor"

18/12/2019 17:47

O Instituto Usiminas apresentou na tarde desta quarta-feira (18) o Programa Eu Dou Valor, que chega a seu terceiro ano consecutivo e visa a captação de Imposto de Renda de pessoas físicas para aplicação em ações culturais desenvolvidas na região.  

Ao participar do programa “Eu Dou Valor” o contribuinte pode destinar parte do Imposto de Renda para iniciativas culturais e se tornar um parceiro do Instituto para transformar a realidade de milhares de pessoas. Por meio da Lei de Isenção Fiscal, todo contribuinte optante pela declaração de Imposto de Renda no modelo completo pode destinar até 6% do imposto devido a projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cidadania. Pelo terceiro ano consecutivo, o programa está aberto para recebimentos de doações para o projeto de manutenção das atividades do Instituto. 

WhatsApp Image 2019-12-18 at 17.43.21 Foto: Divulgação/Instituto Usiminas

 

O PLOX falou com a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, e o presidente do Sindicato dos Contadores do Vale do Aço, Celio Pavione, que explicaram como é feito o processo de doação.

Criado em 1993, o Instituto Usiminas investe em desenvolvimento e inclusão social, em uma política implantada desde o início das operações da Usiminas, em 1962. O Instituto desenvolve e estimula iniciativas culturais e esportivas nas regiões onde a Usiminas está presente e, ao longo dos anos, se consolidou como uma ferramenta efetiva de transformação social.

De acordo com o Instituto, nos primeiros dois anos do programa, várias pessoas participaram e suas contribuições ajudaram a fortalecer iniciativas do Instituto Usiminas que levam cultura, arte e educação para a comunidade em atividades realizadas ao longo do ano.

A doação se reverte em vários benefícios como apresentações de espetáculos gratuitos para famílias e escolas; cursos e oficinas para capacitação de professores e arte-educadores; profissionalização de grupos artísticos; movimentação da economia e geração de emprego e renda para artistas, profissionais liberais, comércio e serviços em geral; estímulo ao turismo cultural e de eventos e uma programação permanente e de qualidade para o Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga (MG).

WhatsApp Image 2019-12-18 at 17.43.22 Foto: Divulgação/Instituto Usiminas

 

O coordenador de projetos do Instituto Usiminas, Pedro Melo, ressalta que pelo Programa a comunidade tem a oportunidade de direcionar parte do imposto devido para ações que retornam para a população em forma de cultura e esporte. “Todos que participaram do Programa nas primeiras edições puderam ver parte de seus impostos direcionados a ações para a comunidade com muita transparência, por meio das diversas ações realizadas pelo Instituto Usiminas. Fazemos um convite a todas as pessoas que usam o modelo completo na declaração do Imposto de Renda que venham junto com o Instituto transformar vidas por meio de ações relevantes para a comunidade”, pontua Pedro Melo.

Benefícios 

O Programa “Eu Dou Valor” é uma oportunidade de participar ativamente da cultura da sua cidade, ajudando o Instituto Usiminas a gerar renda e fomentar a economia local. As pessoas que participarem do Programa “Eu Dou Valor” poderão contar com benefícios, como gratuidade e descontos para ingressos de espetáculos (consulte regras); desconto nas mensalidades de cursos permanentes realizados pelo Instituto Usiminas; visita guiada exclusiva ao Centro Cultural Usiminas e acesso prioritário nos eventos realizados no Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin.

Há 26 anos o Instituto Usiminas leva às diversas localidades onde a Usiminas atua ações educativas por meio da arte, cultura e esporte; espetáculos de qualidade e acessíveis; projetos culturais que viabilizam a circulação de ações pelo país; e projetos esportivos que oferecem formação em diversas modalidades, oportunidade e desenvolvimento social. De acordo com o Instituto, por meio do Programa “Eu Dou Valor”, a comunidade se torna parceira na realização de ações culturais que estimulam o desenvolvimento social da sua região.

Para saber mais o interessado em se tornar um doador pode acessar o site www.eudouvalor.com.br.