Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Confira 4 dicas para sair da inadimplência e começar 2021 com o pé direito

O primeiro passo é confirmar se você está inadimplente e quais são suas principais dívidas

18/12/2020 às 13:42 por Redação Plox

De acordo com dados levantados por uma empresa especializada em análise de dados, desde o começo da pandemia houve uma queda de 50% no pagamento das dívidas. Com esse cenário, somado às comemorações e compras de fim de ano, ficou ainda mais desafiador manter as contas em dia. Além disso, a pendência financeira fica atrelada ao histórico da pessoa, fazendo com que seu nome seja negativado. 

Foto: Agência Brasil

 

Com o nome sujo, surgem as dificuldades para conseguir fazer um cartão, financiamento ou empréstimo, por exemplo, ou comprar produtos parcelados. 

Consulte seu CPF: identifique quanto e para quem você deve 

O primeiro passo é confirmar se você está inadimplente e quais são suas principais dívidas. Para isso, é possível consultar de forma gratuita o seu CPF no site Serasa Consumidor e verificar quais são as dívidas e qual o valor. Se possível, também recupere documentos que comprovem o valor inicial dos seus débitos e saiba quanto você deixou de pegar. Assim, é possível você identificar o CET (Custo Efetivo Total), já que o valor aumenta por conta de juros, multas e taxas. 

Avalie sua situação financeira antes de pagar 

Agora que você tem as informações em mãos, é hora de avaliar sua situação financeira. Organize todas as suas contas e despesas fixas do mês para identificar quanto do seu orçamento pode ser utilizado para quitar essas dívidas. Caso o dinheiro seja suficiente para pagar uma ou mais de uma das contas à vista, aproveite para negociar um desconto. Se os valores dos débitos não couberem no seu orçamento de maneira integral, é possível renegociar. 

Renegocie suas dívidas 

Se não é possível quitar uma dívida de forma integral, uma alternativa é negociá-la para pagar de forma parcelada. Entre em contato com o seu credor e peça uma proposta. Neste caso, não precisa ter receio de negociar um débito, afinal, o interesse de quitar é de ambas as partes, por isso, não tenha pressa e avalie a proposta e se ela cabe dentro do seu orçamento. Em caso positivo, é hora de assinar o contrato e começar a pagar. Quando existem muitas dívidas, é importante utilizar um critério para selecionar quais irá renegociar primeiro. Você pode optar pelos débitos que estão gerando mais juros, por exemplo, como cartões de crédito. 

Fuja das tentações e de novas dívidas 

Agora que você está organizando sua vida financeira, pagando ou negociando suas pendências, é importante evitar novas dívidas, especialmente com as tentações de compras de final de ano. Seja realista com você mesmo e com o seu orçamento, identificando o que realmente é necessário comprar e o que é apenas um desejo passageiro. Além disso, sempre que possível, dê preferência para pagamentos à vista: você pode conseguir um desconto e ainda evita mais parcelamentos e novas contas. Se organizar financeiramente com uma planilha de gastos e ter uma reserva de emergência também são caminhos para uma vida financeira mais saudável.

Compartilhar a notícia

para você
Senado reúne assinaturas para novo pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
POLíTICA

Senado reúne assinaturas para novo pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

Oposição atinge mínimo de 41 apoios para protocolar proposta, mas chance de avanço no Senado é considerada remota

cr7
ESPORTES

Cristiano Ronaldo não é mais jogador do Manchester United

De acordo com a publicação, a rescisão foi em comum acordo

Motociclista que morreu na BR-381 em Jaguaraçu era de Timóteo
POLíCIA

Motociclista que morreu na BR-381 em Jaguaraçu era de Timóteo

Igor Cabral, morador do distrito de Cachoeira do Vale, perdeu a vida após colisão entre moto e caminhão no Vale do Aço.

Vacinas Covid-19
SAúDE

Brasil recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer nesta quinta (29)

Segundo informações do Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais, devido às condições de armazenamento da vacina