Chuvas anunciam fim do calor intenso em Minas Gerais
Previsão aponta para semana de alívio térmico com chegada de chuvas em todo o Estado
Por Plox
18/12/2023 08h15 - Atualizado há cerca de 1 ano
Após um período de calor extremo, Minas Gerais aguarda com expectativa a chegada da chuva, que promete aliviar as altas temperaturas. A previsão indica que, a partir de quarta-feira (20/12), as chuvas devem atingir todas as regiões do estado, marcando o início da temporada chuvosa. Em Belo Horizonte, as temperaturas máximas devem se manter abaixo de 30° C.
Mudança Climática e Impactos
Os últimos dias em Minas Gerais estiveram sob o efeito de uma massa de ar de alta pressão, que impede a formação de nuvens e bloqueia frentes frias. Segundo Ruibran dos Reis, meteorologista e diretor regional do portal Climatempo, a situação começará a mudar com a convergência de duas massas de baixa pressão no litoral baiano. As chuvas, originadas na Bahia, deverão percorrer o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha, chegando a Belo Horizonte na tarde de quarta-feira.
Expectativas e Previsões
A baixa pressão atmosférica e as chuvas devem predominar até o final do ano em Minas Gerais, trazendo alívio para as regiões mais ao norte do estado, que enfrentaram uma verdadeira onda de calor nos últimos dias. Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, aponta que em algumas áreas mineiras, as altas temperaturas se estendem por períodos prolongados, ultrapassando a média de 36º C.
Primavera Seca e Verão Chuvoso
A meteorologista Anete Fernandes relaciona a primavera seca vivenciada pelo estado ao fenômeno El Niño. Ela explica que, em anos de ocorrência deste fenômeno, é comum a ausência de um canal de umidade entre a Amazônia e o Sudeste. A expectativa é que essa primavera seca seja seguida por um verão chuvoso, o que é crucial para evitar problemas hídricos no próximo ano.
Previsão para Belo Horizonte
Para a capital mineira, a previsão do Inmet indica que os termômetros devem alcançar temperaturas na casa dos 30ºC nos primeiros dias da semana. Com o avanço da semana, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com a temperatura máxima diminuindo gradualmente.