Policial Federal morto por PM em quiosque na Barra da Tijuca,RJ

Incidente ocorre semanas após execução de médicos na mesma região; investigações em andamento

Por Plox

18/12/2023 10h13 - Atualizado há 9 meses

Na noite do último domingo (17), um grave incidente abalou a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, quando o policial federal Francisco Elionezimo Braga Oliveira, 38 anos, foi morto a tiros por um policial militar. O confronto ocorreu em um quiosque da região, local frequentemente frequentado por cariocas e turistas.

 

Foto: Reprodução/X @NotciasRio1

De acordo com a Polícia Militar, uma equipe do 31º Batalhão, sediado no Recreio dos Bandeirantes, atendeu a uma chamada de emergência sobre um homem armado ameaçando pessoas no quiosque. Durante a abordagem, afirma-se que Francisco ameaçou um dos policiais militares com sua arma, levando o PM a disparar contra ele. Francisco não sobreviveu aos ferimentos, e uma mulher que o acompanhava foi ferida e encaminhada ao Hospital Municipal Lourenço Jorge.

Este caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital. Paralelamente, a Corregedoria da Polícia Militar também está envolvida, analisando as imagens capturadas pelas câmeras corporais dos policiais presentes no local.

Recente violência em quiosques da região

Este trágico acontecimento ocorre após um caso similar na mesma região. No dia 5 de outubro, três médicos, Marcos de Andrade Corsato, 62, Perseu Ribeiro Almeida, 33, e Diego Ralf de Souza Bomfim, 35, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), foram executados a tiros em outro quiosque da Barra da Tijuca. Eles estavam no Rio para participar do Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo. Daniel Sonnewend Proença, 32, sobreviveu ao ataque.

A hipótese principal das investigações é que Perseu tenha sido confundido com um membro de uma milícia local, o que teria motivado o ataque. Horas após os assassinatos dos médicos, quatro suspeitos do crime foram encontrados mortos.

Destaques