Após temporal, quarta-feira será de reconstrução em Coronel Fabriciano; veja vídeo

Temporal provoca estragos, deixa moradores ilhados e interrompe transporte público na cidade e região

Por Plox

18/12/2024 06h11 - Atualizado há 5 meses

Uma forte chuva atingiu Coronel Fabriciano na tarde de terça-feira (17), provocando alagamentos, queda de árvores e arrastando veículos em vários pontos da cidade. A Defesa Civil informou que o acumulado de chuva superou 80 mm, enquanto em Ipatinga o volume chegou a 77 mm em apenas uma hora. A tempestade também afetou bairros de Timóteo e Ipatinga, mas Coronel Fabriciano foi a cidade mais prejudicada.

O Corpo de Bombeiros trabalhou durante toda a madrugada desta quarta-feira (18) para atender as demandas da população. Segundo a corporação, foram cerca de 40 ocorrências relacionadas ao temporal, incluindo o resgate de pessoas ilhadas e a retirada de árvores caídas. Até o último balanço, não havia registro de vítimas, mas a Defesa Civil mantém o alerta, já que a previsão é de mais chuva para as próximas horas.

Bombeiros mobilizam barcos para resgatar moradores

O grande volume de água causou alagamentos em diversos pontos da cidade, isolando algumas comunidades. No bairro Surinan, o nível da água permanece alto e o acesso está comprometido. Para lidar com a situação, o Corpo de Bombeiros destacou seis equipes, somando 18 militares. Eles usaram barcos para resgatar pessoas que ficaram presas dentro de casa e precisaram de ajuda para sair das áreas alagadas.

Além dos resgates, os bombeiros também prestaram apoio a pessoas com dificuldade de locomoção e removeram árvores caídas que obstruíam ruas e acessos. O trabalho vai continuar ao longo desta quarta-feira, especialmente nas residências que sofreram danos estruturais, já que algumas ainda precisam passar por vistoria para avaliar a segurança.

Plano de Contingência é ativado pela Prefeitura

Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Coronel Fabriciano acionou o Plano de Contingência, que estabelece as medidas de resposta em caso de desastres naturais. A proposta é garantir abrigo e segurança para quem precisar sair de casa. Para isso, foi disponibilizada a Escola Municipal Nicanor Ataíde, no bairro Mangueiras, que será usada para acolher as famílias que precisarem de um local seguro.

Equipes da Prefeitura também estão nas ruas para atender as ocorrências e minimizar os prejuízos causados pelo temporal. Devido aos alagamentos, o transporte coletivo enfrenta dificuldades para circular, especialmente nas rotas que passam pelo distrito de Melo Viana. Bairros de Coronel Fabriciano seguem sem energia elétrica, mas as equipes de manutenção já estão atuando para normalizar o fornecimento.

Chuva pode continuar e Defesa Civil faz alerta

Com a previsão de mais chuvas ao longo do dia, a Defesa Civil reforça a necessidade de atenção redobrada, especialmente para moradores que vivem em áreas de risco. A recomendação é que as pessoas busquem locais seguros ao primeiro sinal de deslizamento, aumento no nível da água ou outras situações de perigo. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone (31) 3406-7352 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Destaques