Prefeitura de Fabriciano aciona Plano de Contingência para enfrentar os estragos causados pelo temporal

A chuva intensa, com volume superior a 80 mm — sendo cerca de 70 mm concentrados em apenas 45 minutos — causou alagamentos em vários bairros da cidade.

Por Plox

18/12/2024 09h09 - Atualizado há 7 meses

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Defesa Civil, acionou o Plano de Contingência, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros, para organizar as ações necessárias em resposta ao forte temporal que atingiu o município. A chuva intensa, com volume superior a 80 mm — sendo cerca de 70 mm concentrados em apenas 45 minutos — causou alagamentos em vários bairros da cidade.

Bairros mais afetados pelas inundações

JK

Melo Viana

Giovanini

Surinan

Silvio Pereira

Frederico Ozanan

Santa Terezinha II

Judith Bering

Jardim Primavera

Manoel Maia

Alipinho

São Domingos

Caladinho do Meio (Avenida Tancredo Neves)

Os alagamentos causaram transtornos para os moradores e danificaram ruas e vias públicas. Segundo a Defesa Civil, as chuvas intensas provocaram um aumento expressivo na quantidade de ocorrências atendidas pelos órgãos de segurança.

Ações de resposta e suporte à população

Os bombeiros militares de Coronel Fabriciano atenderam cerca de 60 ocorrências relacionadas às chuvas. Entre as principais demandas estavam resgates de pessoas ilhadas e ações de contenção de águas pluviais. A Polícia Militar também reforçou o efetivo para colaborar nas ações de resgate e segurança.

Foto: Redes Sociais

Para abrigar as famílias atingidas, a Prefeitura disponibilizou três escolas que funcionarão como pontos de apoio e abrigos emergenciais:

Escola Municipal Argeu Brandão

CMEI Sonho de Criança

CMEI José Pinto

Até o momento, não há um número oficial de pessoas desalojadas, mas a Prefeitura segue monitorando a situação e disponibilizando assistência.

Presença de lideranças e decreto de Estado de Emergência

O prefeito Dr. Marcos Vinícius e o vice-prefeito Sadi Lucca percorreram as áreas mais atingidas na manhã de hoje. Eles anunciaram que irão decretar Estado de Emergência no município para acelerar o processo de recuperação e facilitar a obtenção de recursos para reparações. Uma reunião com todos os secretários municipais foi convocada para definir as próximas ações.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura informou que equipes das Secretarias de Obras e Assistência Social já estão nas ruas atuando para mitigar os danos e oferecer suporte à população afetada. Outras secretarias e órgãos municipais também foram mobilizados.

Canais de emergência

A população pode acionar os seguintes números de emergência para solicitar ajuda:

Defesa Civil: (31) 3406-7352

Corpo de Bombeiros: 193

A Prefeitura de Coronel Fabriciano reforça a importância de que os moradores fiquem atentos aos avisos das autoridades e procurem locais seguros em caso de novas chuvas intensas.

Destaques