Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Mais chuva à vista no Rio nesta quinta, com melhora no fim de semana
Centro de Operações rebaixa capital fluminense para Estágio 1 após dia de muita chuva, enquanto Região Serrana enfrenta enxurradas, carros arrastados, aulas suspensas e buscas por desaparecido em Petrópolis
18/12/2025 às 06:22por Redação Plox
18/12/2025 às 06:22
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Depois de uma quarta-feira (17) marcada por muita chuva, o Rio de Janeiro deve manter o tempo instável nos próximos dias, segundo a Climatempo. Nesta quinta-feira (18), são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia e da noite, enquanto o fim de semana tende a registrar melhora nas condições do tempo e elevação das temperaturas.
O Centro de Operações da Prefeitura informou que a cidade retornou ao Estágio 1 às 5h22 desta quinta, “devido à ausência de previsão de chuva moderada para as próximas horas”. A capital havia entrado em Estágio 2 às 6h45 de quarta.
O Estágio 1 é o primeiro em uma escala de cinco e indica que não há ocorrências de grande impacto. Nessa situação, podem acontecer pequenos incidentes, sem interferência significativa na rotina da população.
Para esta quinta, a previsão é de mínima de 19°C e máxima de 25°C, com acumulado de 12 mm de chuva. O dia deve permanecer chuvoso, sem previsão de longos períodos de abertura de sol.
Carro é engolido em rio de Petrópolis
Foto: Reprodução
Temperaturas sobem gradualmente até domingo
Na sexta-feira (19), os termômetros devem variar entre 19°C e 27°C. O tempo continua instável, com sol entre nuvens e chuva rápida durante o dia e à noite. O volume previsto é de 10 mm.
No sábado (20), a tendência é de elevação mais acentuada da temperatura, com mínima de 21°C e máxima de 30°C. O dia deve ser de sol com algumas nuvens e possibilidade de pancadas rápidas de chuva, com acumulado de 8 mm.
O domingo (21) tem previsão de tempo mais firme. A Climatempo indica mínima de 21°C e máxima de 35°C, sem expectativa de chuva. O dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, e a noite deve ter poucas nuvens.
As condições de instabilidade acontecem após um período de fortes chuvas que atingiram a capital fluminense e, com ainda mais intensidade, a Região Serrana do estado.
Petrópolis amanhece alagada após temporal
O temporal que atingiu Petrópolis, na Região Serrana, na quarta-feira (17), provocou fortes enxurradas e cenas de destruição. As correntes de água arrastaram carros e tomaram ruas da cidade.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram um carro vermelho sendo levado pela correnteza de um rio que transbordou e ocupou as vias próximas. Em determinado momento, o veículo afunda e desaparece na água.
Às 17h10, o governo do estado informou que fazia buscas por possíveis vítimas. O Corpo de Bombeiros foi acionado após a notificação do desaparecimento de uma pessoa que estaria em um carro vermelho. Outro veículo, branco, também foi visto sendo arrastado pela força da água, mas, segundo testemunhas, não havia ninguém dentro.
Em diferentes pontos de Petrópolis, a força da enxurrada tirou carros do chão e os arrastou ladeira abaixo. Desde o início da manhã, a chuva intensa causou alagamentos em várias áreas do município.
Defesa Civil emite alerta extremo e aulas são suspensas
Às 7h29, a Defesa Civil municipal emitiu um alerta extremo. A prefeitura suspendeu as aulas em toda a rede municipal, fechou o Centro Histórico e retirou moradores de áreas de risco. O transporte público ficou interrompido por quase duas horas.
De acordo com a Defesa Civil, mais de 60 milímetros de chuva foram registrados em apenas uma hora, e cerca de 150 milímetros, nas últimas 24 horas.
Escolas que funcionam como pontos de apoio permanecem abertas para receber moradores de áreas vulneráveis.
As autoridades orientam a população a evitar deslocamentos desnecessários, não atravessar áreas alagadas e ficar atenta a sinais de deslizamento. Em caso de emergência, o telefone disponibilizado é o 199.