Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Educação
Programa de formação de gestores de Ipatinga ganha destaque em revista científica nacional
Relato de experiência da Secretaria de Educação sobre o Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares é publicado nos Cadernos da Pedagogia, da UFSCar, e consolida o município como referência em políticas educacionais inovadoras
18/12/2025 às 15:43por Redação Plox
18/12/2025 às 15:43
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemora uma conquista que aproxima a rotina das escolas da excelência da pesquisa científica nacional: a publicação, na revista Cadernos da Pedagogia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP), do relato de experiência sobre o Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares. A publicação integra uma das revistas acadêmicas mais respeitadas na área da Educação no Brasil.
Foto: Divulgação
Programa de formação destaca Ipatinga no cenário acadêmico
O artigo, intitulado “Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares: Um Percurso Formativo da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Ipatinga”, é assinado pelas assessoras de gestão escolar Juliana Viana de Melo Muniz (especialista em Gestão Escolar), Simone Pereira dos Santos e Luciana Santana Melo Portela (ambas especialistas em Psicopedagogia Clínica e Institucional).
O texto detalha como o programa, iniciado em 2024 e aprimorado em 2025 com a ação Gestão Escolar Transformadora (GET), tem fortalecido a liderança nas escolas municipais. A iniciativa desenvolve competências em gestão democrática, pedagógica, administrativa e relacional, com base em mentoria transformadora, escuta ativa e cultura colaborativa entre pares.
Formação híbrida e foco na resolução de desafios
Com formato híbrido, o programa combina encontros presenciais, momentos síncronos on-line e atividades em ambiente virtual. O público-alvo reúne diretores, diretores-adjuntos e coordenadores pedagógicos da rede municipal.
Segundo o relato, a formação gerou alto engajamento e resultados concretos, tanto na resolução de desafios cotidianos da gestão quanto na construção de ambientes escolares mais participativos e voltados à transformação da prática educativa.
Gestores relatam impactos na prática escolar
Os gestores que participaram da formação relatam mudanças significativas no dia a dia das escolas. Ana Flávia de Souza Duarte Oliveira, da E.M. Pato Donald, avalia o curso como uma oportunidade de qualificação e troca de experiências entre equipes diretivas. Já Douglas Vasconcelos, diretor-adjunto da E.M. Gercy Benevenuto, destaca que compartilhar dúvidas e angústias com colegas torna a jornada da gestão menos pesada.
Reconhecimento nacional para as políticas educacionais de Ipatinga
Para a Secretaria Municipal de Educação, a presença do artigo em uma revista científica de acesso aberto e ampla circulação acadêmica representa um marco para Ipatinga, ao posicionar o município como referência nacional em formação continuada de gestores e em políticas educacionais inovadoras.
O reconhecimento científico reforça o impacto direto dessas ações na qualidade do ensino público, beneficiando milhares de alunos, famílias e a comunidade.
Artigo está disponível on-line
O artigo completo pode ser acessado na revista Cadernos da Pedagogia, no site da UFSCar: