Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Lula condiciona criação de Ministério da Segurança à aprovação de PEC no Congresso
Presidente diz evitar tratar de segurança pública por falta de atribuições claras à União, defende aprovação de PEC e critica ministros que resistem a debater violência contra a mulher
18/12/2025 às 09:45por Redação Plox
18/12/2025 às 09:45
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17) que evita tratar de segurança pública por considerar que o tema não é, hoje, uma atribuição clara do governo federal. Segundo ele, é necessário que o Congresso aprove a PEC da Segurança Pública para definir o papel da União nessa área.
Volta de um Ministério da Segurança Pública separado do Ministério da Justiça é defendida pelo diretório nacional do PT
Foto: (crédito: Ricardo Stuckert / PR)
Lula reiterou a promessa de criar o Ministério da Segurança Pública caso a proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Atualmente, o governo federal conta com 38 ministérios.
Lula condiciona novo ministério à aprovação de PEC
Ao comentar o assunto, o presidente associou diretamente a criação da nova pasta à aprovação da PEC, que, segundo ele, definiria as competências formais da União no tema da segurança.
Eu nunca quis discutir segurança pública, porque não era papel do governo federal porque a Constituição não dá ao governo federal o direito de se interferir na segurança pública. (…) Por isso que eu quero aprovar a PEC, porque depois que aprovar a PEC, que definir o papel da União na questão da segurança pública, nós vamos criar o Ministério da Segurança Pública – afirmou.Lula
Violência contra a mulher e atuação dos ministros
Lula também se queixou da dificuldade de integrantes do governo em debater violência contra a mulher. De acordo com o presidente, os ministros homens têm dificuldades em tratar do tema com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.
Disputa eleitoral de 2026 no horizonte
O presidente ainda comentou sobre possíveis adversários na disputa presidencial de 2026 e disse que eles não têm propostas novas a apresentar ao eleitorado.
Quero saber quais as novidades que eles vão propor – declarou.Lula