Política

Lula confirma saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo após crise com União Brasil

Nove dias após expulsão do deputado do União Brasil, governo indica Gustavo Damião para o Turismo em movimento para recompor apoios políticos

18/12/2025 às 10:06 por Redação Plox

Nesta quarta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a saída de Celso Sabino do comando do Ministério do Turismo. A mudança ocorre nove dias após o deputado ter sido expulso do União Brasil, partido ao qual é filiado.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Celso Sabino

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Celso Sabino

Foto: PR/Claudio Kbene


Perda de apoio político após ruptura com o União Brasil

A expulsão de Sabino do União Brasil foi motivada pelo descumprimento de uma determinação da cúpula partidária para que ele deixasse o cargo no governo, após a legenda decidir romper com a gestão de Lula.

Segundo ministros, Sabino perdeu sustentação política dentro da própria sigla, e a ala do União Brasil que ainda integra a base governista passou a defender a substituição no Ministério do Turismo.

Participação em última reunião ministerial

Mesmo em meio à crise com o partido, Celso Sabino participou da última reunião ministerial do ano, realizada na Granja do Torto, em Brasília (DF), antes do anúncio oficial de sua saída.

Nome cotado para assumir o Turismo

Para o lugar de Sabino, o nome indicado é o do ex-secretário de Turismo da Paraíba, Gustavo Damião, filho do deputado Damião Feliciano, do União Brasil da Paraíba. A indicação reforça o esforço do governo em recompor apoios políticos e manter espaço para o partido na Esplanada.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a