Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Lula confirma saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo após crise com União Brasil
Nove dias após expulsão do deputado do União Brasil, governo indica Gustavo Damião para o Turismo em movimento para recompor apoios políticos
18/12/2025 às 10:06por Redação Plox
18/12/2025 às 10:06
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta quarta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a saída de Celso Sabino do comando do Ministério do Turismo. A mudança ocorre nove dias após o deputado ter sido expulso do União Brasil, partido ao qual é filiado.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Celso Sabino
Foto: PR/Claudio Kbene
Perda de apoio político após ruptura com o União Brasil
A expulsão de Sabino do União Brasil foi motivada pelo descumprimento de uma determinação da cúpula partidária para que ele deixasse o cargo no governo, após a legenda decidir romper com a gestão de Lula.
Segundo ministros, Sabino perdeu sustentação política dentro da própria sigla, e a ala do União Brasil que ainda integra a base governista passou a defender a substituição no Ministério do Turismo.
Participação em última reunião ministerial
Mesmo em meio à crise com o partido, Celso Sabino participou da última reunião ministerial do ano, realizada na Granja do Torto, em Brasília (DF), antes do anúncio oficial de sua saída.
Nome cotado para assumir o Turismo
Para o lugar de Sabino, o nome indicado é o do ex-secretário de Turismo da Paraíba, Gustavo Damião, filho do deputado Damião Feliciano, do União Brasil da Paraíba. A indicação reforça o esforço do governo em recompor apoios políticos e manter espaço para o partido na Esplanada.