Extra

Menino de 5 anos soterrado em deslizamento em Sabará tem morte cerebral confirmada

Luigi de Jesus, de 5 anos, teve morte cerebral confirmada após ser soterrado com o pai em deslizamento de terra que atingiu a casa da família em Sabará, na Grande BH; mãe e dois irmãos sofreram apenas ferimentos leves

18/12/2025 às 17:30 por Redação Plox

Luigi de Jesus, de 5 anos, teve morte cerebral nesta quinta-feira (18/12), após ter sido soterrado em um deslizamento de terra em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O deslizamento ocorreu na última terça-feira (16/12). Desde então, o menino estava internado no Hospital João XXIII, na Região Central da capital mineira.

A confirmação da morte cerebral foi feita por um profissional de saúde do hospital.


Foto: Corpo de Bombeiros

Casa foi atingida por desabamento após chuva forte

A residência onde a criança morava foi atingida por um desabamento causado pelo excesso de umidade no solo, após a forte chuva que atingiu Sabará, conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Os pais e dois irmãos de Luigi, de 7 e 10 anos, também estavam na casa no momento do desastre.

Na terça-feira (16/12), as informações iniciais eram de que Luigi estava em estado grave e passava por procedimentos médicos no hospital.

Como ocorreu o deslizamento em Sabará

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o desabamento foi provocado pelo excesso de umidade decorrente da chuva intensa durante a noite. A terra de um barranco ao lado da casa cedeu e atingiu um muro de arrimo, que desabou sobre o imóvel.

A mãe de Luigi e os dois irmãos sofreram apenas ferimentos superficiais. Já o pai e o menino ficaram completamente soterrados. Ainda segundo os bombeiros, todos foram retirados dos escombros e encaminhados para atendimento médico sem gravidade aparente, com exceção de Luigi, que apresentava um corte na boca e sofreu parada cardiorrespiratória.

Reanimação prolongada antes do encaminhamento ao hospital

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu realizaram manobras de reanimação cardiorrespiratória (RCP) por cerca de 50 minutos até estabilizar a respiração da criança. Em seguida, Luigi foi levado para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, onde permaneceu internado até a confirmação da morte cerebral.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a