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Economia
Pedágios têm nova tarifa a partir desta sexta-feira na BR-381, trecho da rodovia Fernão Dias
Tarifa básica para carros sobe de R$ 3,00 para R$ 3,20 em oito praças entre Belo Horizonte e São Paulo, após decisão da ANTT publicada no Diário Oficial da União
18/12/2025 às 13:57por Redação Plox
18/12/2025 às 13:57
— por Redação Plox
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As tarifas de pedágio da rodovia Fernão Dias (BR-381) sob concessão da Arteris Fernão Dias entre Contagem (MG) e Guarulhos (SP) serão reajustadas a partir da 0h desta sexta-feira (19). A nova tarifa básica para veículos de passeio passa de R$ 3,00 para R$ 3,20, conforme decisão da ANTT publicada no Diário Oficial da União.
Onde o reajuste passa a valer
O aumento atinge as oito praças de pedágio da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e São Paulo. Em Minas Gerais, as cabines estão localizadas em Cambuí e São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas; em Carmópolis de Minas, Carmo da Cachoeira e Santo Antônio do Amparo, na região Centro-Oeste; e em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Foto: Reprodução
Em São Paulo, as praças ficam em Mairiporã e Vargem, no interior do estado. A publicação da ANTT atualiza a Tarifa Básica de Pedágio nas praças P1 (Mairiporã/SP), P2 (Vargem/SP), P3 (Cambuí/MG), P4 (São Gonçalo do Sapucaí/MG), P5 (Carmo da Cachoeira/MG), P6 (Santo Antônio do Amparo/MG), P7 (Carmópolis de Minas/MG) e P8 (Itatiaiuçu/MG).
Reajuste segue IPCA e atinge todas as categorias
Segundo a ANTT, o reajuste considera principalmente a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acumulou alta de 4,46% no período avaliado. A correção não vale apenas para automóveis: todas as categorias de veículos terão os valores atualizados.
Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas passarão a pagar R$ 1,60 por praça. Caminhões leves, ônibus e caminhão-trator com dois eixos e rodagem dupla terão tarifa de R$ 6,40.
Para veículos de três eixos, o valor varia conforme o tipo de rodagem: R$ 4,80 para automóvel e caminhonete com semirreboque (rodagem simples) e R$ 9,60 para caminhão, caminhão-trator com semirreboque e ônibus (rodagem dupla).
Nos veículos de carga com maior número de eixos, os valores sobem progressivamente. Caminhões com quatro, cinco e seis eixos pagarão R$ 12,80, R$ 16,00 e R$ 19,20, respectivamente.
Veja a tabela das novas tarifas
Veículos de passeio (automóvel, caminhonete e furgão, com dois eixos e rodagem simples): R$ 3,20
Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas: R$ 1,60
Automóvel e caminhonete com semirreboque (três eixos, rodagem simples): R$ 4,80
Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus (três eixos, rodagem dupla): R$ 9,60
Automóvel e caminhonete com reboque (quatro eixos, rodagem simples): R$ 6,40
Caminhão com reboque ou caminhão-trator com semirreboque (quatro eixos): R$ 12,80
Caminhão com reboque ou caminhão-trator com semirreboque (cinco eixos): R$ 16,00
Caminhão com reboque ou caminhão-trator com semirreboque (seis eixos): R$ 19,20
Investimentos na via desde o início da concessão
Desde 2008, início da concessão da BR-381, a Arteris Fernão Dias afirma ter investido cerca de R$ 6,5 bilhões em obras e conservação da rodovia. Os recursos foram destinados a serviços de manutenção de pavimento e implantação de sinalização, em linha com os padrões previstos no contrato firmado com o poder concedente.
Foto: Reprodução
Nova concessionária deve assumir em 2026
Após 17 anos sob responsabilidade da Arteris, a gestão da rodovia Fernão Dias está em processo de mudança. A Motiva Infraestrutura, novo nome da CCR, apresentou a menor proposta de tarifa de pedágio e venceu o leilão simplificado de concessão do trecho que liga Belo Horizonte a São Paulo.
A expectativa é de que a nova concessionária assuma a operação no primeiro semestre de 2026. O contrato prevê investimentos de R$ 14,8 bilhões ao longo dos próximos dez anos, em um trecho que recebe cerca de 250 mil veículos por dia e atende aproximadamente 16,6 milhões de habitantes de 33 municípios.
O contrato atual tem vigência até 2040 e, com a nova fase da concessão, está prevista a implementação de um novo patamar de pedágio, mais elevado, a ser adotado juntamente com o início da gestão da nova operadora.