Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Homem flagrado em carro levado pela enxurrada é servidor público de Petrópolis
Mauro de Oliveira França, morador de Duque de Caxias e com 28 anos de carreira na companhia, é procurado por equipes do Corpo de Bombeiros com uso de drones subaquáticos e mergulhadores no Rio Piabanha após fortes chuvas que causaram deslizamentos e alagamentos no estado do Rio
18/12/2025 às 09:22por Redação Plox
18/12/2025 às 09:22
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O homem que aparece dentro de um carro engolido pela enxurrada em Petrópolis, na quarta-feira (17), é o servidor público concursado da Companhia Petropolitana de Transportes (CPTrans) Mauro de Oliveira França. A identidade foi confirmada em nota oficial emitida pelo órgão.
Equipes do Corpo de Bombeiros retomaram, na manhã desta quinta-feira (18), as buscas em diferentes pontos da cidade. O carro vermelho arrastado pela correnteza está registrado em nome do servidor, de acordo com a CPTrans.
Mauro é morador de Duque de Caxias e viajava diariamente para Petrópolis para trabalhar. Com 28 anos de carreira na companhia, ele é solteiro e não tem filhos. Segundo informações preliminares, o servidor já havia saído do veículo, mas voltou ao automóvel e acabou sendo levado pela enxurrada no momento em que chegava à sede da empresa.
Mauro de Oliveira França, servidor público da Companhia Petropolina de Petrópolis está desaparecido.
Foto: Divulgação
Buscas com drones, mergulhadores e apoio da família
Quatro equipes do Corpo de Bombeiros participam das buscas, com o auxílio de drones subaquáticos e mergulhadores em diferentes trechos do Rio Piabanha, que recebe as águas dos rios Quitandinha e Palatino, para onde o carro foi arrastado.
De acordo com a corporação, os trabalhos seguiram durante a noite, com restrições em alguns pontos em razão das condições de navegabilidade, mas com uso de iluminação para manter as operações em andamento.
Além das equipes oficiais, familiares de Mauro informaram que também pretendem ajudar nas buscas.
Família relata rotina e últimos momentos antes do sumiço
O sobrinho do servidor desaparecido, Giancarlo França Rubini, contou que o tio fazia diariamente o trajeto entre Duque de Caxias e Petrópolis para trabalhar. Segundo ele, o carro já estava perto do destino quando foi levado pela força da água.
Ele já tinha feito todo o trajeto e faltavam poucos metros para chegar ao seu destino quando o carro dele desapareceu nas águas com ele dentro. Tem imagens que mostram ele dentro do carro tentando abrir a porta do veículo
Giancarlo França Rubini
Giancarlo disse que só soube do ocorrido ao chegar em casa, após perceber a preocupação da esposa. Ele afirmou que reconheceu o tio pelas características mostradas nas imagens que circulam nas redes sociais, como a placa, o modelo do carro e a silhueta do motorista.
Outros dois carros também foram arrastados pela enxurrada, mas, nesses casos, não havia ocupantes dentro dos veículos.
CPTrans acompanha caso e informa que divulgará atualizações
A CPTrans informou que acompanha de perto a situação, presta apoio às autoridades responsáveis pelo resgate e mantém contato com os familiares de Mauro. O órgão destacou que novas informações sobre o caso serão divulgadas somente após confirmação oficial.
As fortes chuvas da quarta-feira (17) provocaram diversos transtornos em Petrópolis, incluindo deslizamentos de encostas, alagamentos e interdição de vias.
Chuvas fracas no momento, mas alertas de risco seguem válidos
Segundo o Corpo de Bombeiros, há registros de chuva fraca nas regiões Metropolitana, Serrana e Baixada Fluminense, com núcleos ocasionais de intensidade moderada no Norte e Noroeste do estado. A previsão para as próximas horas é de chuvas fracas a moderadas, de forma isolada, em todo o território fluminense.
A orientação é que a população evite áreas de risco e, em caso de emergência, acione o telefone 193.
Defesa Civil mantém alertas de risco alto
Permanece em vigor o alerta de risco hidrológico alto para os municípios de Petrópolis e Rio de Janeiro. Também seguem válidos os alertas de risco geológico alto para Petrópolis, Duque de Caxias, Resende e Angra dos Reis.
Os principais impactos foram registrados na Região Serrana, especialmente em Petrópolis, com vias interditadas, transbordamentos, deslizamentos, quedas de árvores e veículos arrastados pela água. Na capital, houve ocorrências de carros ilhados e o resgate de passageiros de um ônibus no bairro de Campo Grande.
Também foram registrados problemas no Sul Fluminense, com queda de muro, e na Costa Verde, com quedas de árvores.
Acumulados de chuva e medidas preventivas
Como medida preventiva, a Defesa Civil Estadual enviou alertas para todo o estado e acionou 18 sirenes distribuídas entre Petrópolis, Duque de Caxias, Teresópolis e Mangaratiba. Em Petrópolis, houve ainda uso do sistema de cell broadcast para disparo de avisos aos moradores.
Durante o período da manhã, quando foram registrados os maiores acumulados, o estado teve chuva intensa em vários pontos. Em Petrópolis, o volume chegou a 172 mm em 24 horas; em Angra dos Reis, 161 mm em 24 horas; e em Duque de Caxias, 156 mm em 24 horas.
Também foram registradas rajadas de vento muito fortes, chegando a cerca de 76 km/h em Copacabana, por volta das 9h.
Para as próximas horas, a expectativa é de chuvas fracas a ocasionalmente moderadas, de forma isolada, em todo o estado. As autoridades reforçam que a população deve evitar áreas de risco, acompanhar os alertas da Defesa Civil e acionar o 193 em caso de emergência.