Extra

Timóteo empossa novos conselheiros municipais da criança e do adolescente e nova mesa diretora

Solenidade na Câmara Municipal marcou a posse para o biênio 2025-2027 e reforçou a importância da atuação conjunta entre governo e sociedade civil na proteção integral de crianças e adolescentes

18/12/2025 às 12:43 por Redação Plox

Na manhã desta quinta-feira (18), o plenário da Câmara Municipal de Timóteo sediou a solenidade de posse dos novos conselheiros municipais da criança e do adolescente para o biênio 2025-2027, além da nova mesa diretora do colegiado.

18.12 - Release PMT - Timóteo empossa novos conselheiros municipais da criança e do adolescente e mesa diretora

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é formado de maneira paritária, com representantes da sociedade civil e do poder público, o que garante ampla participação social na formulação e no acompanhamento das políticas voltadas à infância e à adolescência.

18.12 - Release PMT - Timóteo empossa novos conselheiros municipais da criança e do adolescente e mesa diretora

Foto: Divulgação

Nova presidência e composição do colegiado

A nova presidente do Conselho é Luciene Souza, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo. Ela assumirá a função por um ano, em sistema de alternância com representantes da sociedade civil.

Durante a cerimônia, Luciene ressaltou a importância da atuação conjunta entre governo e sociedade civil, destacando o papel do Conselho como espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes no município.

18.12 - Release PMT - Timóteo empossa novos conselheiros municipais da criança e do adolescente e mesa diretora

Foto: Divulgação

Desafios e ações prioritárias

No evento, foi apresentado um balanço das ações realizadas em 2025, com destaque para projetos financiados pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que têm possibilitado diagnósticos e intervenções em diversas áreas.

Entre os principais desafios para os próximos anos está o fortalecimento da mobilização social em torno da destinação do Imposto de Renda para os fundos municipais da criança e do adolescente e da pessoa idosa. Essa contribuição é considerada estratégica para viabilizar projetos e ampliar o alcance das políticas públicas no município.

Financiamento das políticas e participação social

Ao tratar do tema, Luciene reforçou que nenhuma política pública se concretiza sem recursos financeiros e apontou a destinação de parte do Imposto de Renda aos fundos municipais como um mecanismo simples e rápido para garantir que os recursos permaneçam na cidade, apoiando ações locais voltadas à proteção de crianças, adolescentes e pessoas idosas.

A posse dos novos conselheiros e da mesa diretora reafirma o compromisso de Timóteo com a proteção integral da infância e da adolescência, em consonância com a Constituição Federal, que estabelece ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os direitos desse público.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a