Estágio de verão é uma oportunidade para alunos que buscam aprendizado nas férias

19/01/2019 14:41

Estudantes mineiras são escolhidas pelo programa da Ternium Brasil, maior siderúrgica da América Latina com planta no Rio de Janeiro

Publicidade

Mais do que descansar, a época de férias é o período ideal também para os estudantes que buscam se capacitar e aprender mais sobre o mercado que atuarão após formados. É o caso de três alunas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mariana Ribeiro, Raquel Correa e Rubia Teodoro, que decidiram usar esse período para participar do programa de estágio de verão da siderúrgica Ternium Brasil, em usina no Rio de Janeiro.
 
A Ternium Brasil, maior siderúrgica da América Latina, tem um centro industrial no distrito de Santa Cruz (RJ), que gera mais de 9 mil empregos e é referência em tecnologia de produção de aço no Brasil. Para Rubia, isso já é motivo mais do que suficiente para passar o verão trabalhando longe de casa. “É um a oportunidade única ter acesso a essa estrutura e a profissionais de referência no setor. É um aprendizado que alia o conhecimento científico que temos na universidade com o conhecimento de mercado da empresa”.

foto: Ternium Brasil  MAK8956-copy

A estudante Raquel completa: “O que aprendemos aqui é muito importante para a nossa formação profissional, e estar em uma empresa tão grande nos dá a segurança de aprender sobre a área com quem é realmente especialista.” Participando do estágio de verão pela segunda vez, Mariana diz que é uma oportunidade em que o aprendizado é intenso e muito proveitoso. “A gente sai do estágio sabendo o que é realmente trabalhar na área de siderurgia.”

Para a coordenadora de Recursos Humanos da Ternium Brasil, Vanessa Antoine, “o programa integra a cultura da empresa de incentivar a formação e o desenvolvimento profissional. E ter jovens talentos de Minas Gerais participando do nosso programa é muito importante pela vocação que o Estado tem em siderurgia”.

Conheça o programa

O programa de estágio de verão recebe estudantes de diversas áreas do conhecimento, principalmente engenharias e áreas administrativas. Realizado nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o estágio é remunerado e ainda oferece auxílio moradia para os jovens profissionais se manterem no Rio de Janeiro durante esse período. Além do estágio de verão, a Ternium Brasil mantém inscrições abertas para seu Programa Jovens Profissionais. O Programa, em modelo de trainee, tem duração de até dois anos, e o profissional participa de processo de rotação, o que permite conhecer diversas unidades de operação da siderúrgica no Brasil e no exterior. Os profissionais selecionados são capacitados para assumirem posições estratégicas, num ciclo de seis anos.  Hoje, 70% dos cargos de gestão da Ternium no mundo são ocupados por profissionais desenvolvidos pelo Programa Jovem Profissional.
 



Publicidade