Pacientes do SUS com sintoma de AVC serão encaminhados ao HMC

19/01/2020 14:39

Publicidade

Pacientes com suspeita clínica de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que forem atendidos pela rede pública de saúde de Ipatinga serão encaminhados diretamente ao Hospital Márcio Cunha. É que recentemente a unidade hospitalar obteve credenciamento para o atendimento da trombólise. O tratamento consiste em um procedimento que utiliza medicação para dissolver um coágulo. Quando feito em tempo hábil, é capaz de resolver o quadro sem deixar sequelas.

images (1) Foto: Divulgação/PMI

 

As informações são da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando o atendimento é um grande ganho assistencial à população de Ipatinga, já que o AVC é uma das principais causas de internação hospitalar, levando a grande número de sequelas motoras quando não identificados os sinais e sintomas precocemente e tratado em tempo hábil.

Atendimento

O encaminhamento para o HMC é feito da seguinte forma:

Pré-hospitalar - quando o paciente é atendido pelo SAMU em via pública ou residência ou ainda quando recebeu assistência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nos dois casos, o paciente que apresenta suspeita clínica de AVC será levado diretamente para o Márcio Cunha. 

“Os pacientes com sinais clínicos de AVC poderão agora ser levados também por familiares diretamente ao HMC, onde serão avaliados e classificados de acordo com os protocolos existentes”, salienta a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias. 

Os sinais e sintomas de AVC são: início súbito de fraqueza ou dormência em um lado do corpo; confusão mental; dificuldade para falar ou entender; dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos; dificuldade para andar; tontura ou falta de coordenação motora; cefaleia intensa e súbita sem causa aparente. 
 



Publicidade