Idosos com mais de 75 anos não serão mais vacinados na primeira fase

Os outros grupos prioritários serão vacinados assim que mais doses estiverem disponíveis

Por Plox

19/01/2021 08h49 - Atualizado há mais de 3 anos

O Ministério da Saúde informou nessa segunda-feira (18), que idosos acima, de 75 anos, não receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus nesta primeira fase da campanha de vacinação.

O Plano Nacional de Imunização sofreu alterações e os idosos com mais de 75 anos não fazem mais parte do grupo de pessoas que receberam o imunizante contra a Covid-19, nesta primeira fase. Agora, somente profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições e indígenas aldeados receberão a 1ª dose da vacina.

Além da alteração no plano, o documento sugere que estados e municípios vacinem os trabalhadores que atuam em instituições de saúde.

“Para otimizar o tempo e não perder oportunidades, ao vacinar os idosos e as pessoas com deficiência institucionalizados é importante também incluir os trabalhadores de saúde que fazem parte do corpo técnico dessas instituições”, diz o texto.

Os outros grupos prioritários serão vacinados assim que mais doses estiverem disponíveis.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, salientou que não há necessidade da população procurar postos de saúde.

“Os grupos prioritários são mais controlados. No caso da população indígena, vamos até as aldeias. Para as pessoas institucionalizadas, vamos até eles também. Por isso, nesta primeira fase, não há porque termos filas ou aglomeração em postos”, disse Pazuello.
 

Destaques