Ciclone provoca estragos no Rio Grande do Sul e avança para Sudeste Brasileiro

Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro preparam-se para enfrentar temporais, enquanto o clima quente e abafado persiste na região

Por Plox

19/01/2024 07h50 - Atualizado há 9 meses

Recentemente, um ciclone atingiu o Rio Grande do Sul, causando enchentes, quedas de árvores e danos a imóveis. Agora, este mesmo sistema climático tem previsão de avançar para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Previsão Climática para o Sudeste Os estados do Sudeste, com exceção do Espírito Santo, devem se preparar para temporais, com a previsão de chuvas intensas e ventos fortes. Apesar das precipitações, as temperaturas continuarão elevadas, com sensação de tempo abafado. A combinação de calor e umidade elevada favorece a formação desses temporais.

crédito: Reprodução/Redes Sociais

Riscos Associados à Ventania Particularmente, a região metropolitana de São Paulo está sob risco de enfrentar ventos fortes, com velocidades estimadas entre 71 km/h e 90 km/h. Essa ventania pode provocar a queda de galhos e árvores, além de outros transtornos. No litoral paulista, os acumulados de chuva podem variar entre 180 mm e 200 mm.

Chuvas Intensas no Sul e no Rio de Janeiro Enquanto isso, o Sul do Brasil continua a receber chuvas volumosas, afetando principalmente o norte do Rio Grande do Sul, leste e sul de Santa Catarina e leste do Paraná. No Rio de Janeiro, especialmente no Sul Fluminense e na região metropolitana, há previsões de ventos intensos, queda de granizo e riscos de cortes de energia elétrica, danos a plantações e alagamentos. Vale ressaltar que as chuvas já resultaram em doze mortes no estado nesta semana.

Situação em Minas Gerais Em Minas Gerais, espera-se que os impactos sejam menos severos. A previsão é de chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo alcançar até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos. No entanto, a probabilidade de alagamentos e consequências graves é considerada baixa.

Alerta em Outras Regiões do Brasil Além dos estados do Sul e Sudeste, regiões como Acre, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul e Amazonas também estão sob alerta de chuvas.

Destaques