Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Médico é demitido após recusar reforço no atendimento em UPA lotada

Prefeito confronta médico durante visita surpresa à UPA São Benedito, em Santa Luzia, levando à demissão após recusa em atender demanda extra.

20/01/2025 às 00:54 por Redação Plox

Um médico plantonista foi demitido no último sábado (18/1) após recusar um pedido do prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho (Partido Verde), para reforçar o atendimento geral na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A situação ocorreu durante uma visita surpresa realizada pelo prefeito, em resposta a reclamações de superlotação na unidade.

Foto: Redes Sociais/Reprodução

Registro nas redes sociais

Durante a vistoria, o prefeito encontrou o médico descansando em uma beliche na sala dos plantonistas, utilizando o celular. O momento foi registrado e publicado nas redes sociais. Quando questionado sobre a possibilidade de ampliar seu atendimento, o médico explicou que seu contrato era específico para atuar na sala de urgência.

“Leva a mal não, mas eu vim pra dar plantão aqui na sala de urgência”, declarou o profissional, que trabalha na unidade há quase um ano. Ele ressaltou que assumir outras funções poderia gerar responsabilidades alheias ao seu contrato.

Discussão com o prefeito

O prefeito insistiu, enfatizando a gravidade da situação na UPA e pedindo colaboração extra diante da alta demanda. “Enquanto tá pegando fogo lá fora, não pode ajudar? É melhor deixar pegar fogo?”, questionou. Contudo, o médico reiterou que não era sua responsabilidade atender além da sala de urgência.

Diante da negativa, Paulo Bigodinho anunciou a demissão imediata: “Então não tem jeito? Você pode ajudar hoje? Não pode? Então é seu último dia aqui.”

Declaração do prefeito

Após a conversa, o prefeito afirmou que a postura do médico era incompatível com as necessidades do serviço público. “Santa Luzia agora tem que trabalhar. Se não for para trabalhar, não precisa vir. O médico está lá só na urgência, mas está lotado lá fora. Para mim, já não é possível. Esse aí já não vem mais”, afirmou, visivelmente contrariado.

Compartilhar a notícia

Veja também
vacina
SAúDE

Prorrogadas campanhas nacionais contra pólio e de multivacinação até 24/10

Contra a poliomielite, o objetivo é imunizar 95% das crianças de 1 a 4 anos. Já para a outra são convocadas crianças e adolescentes com até 14 anos

Vacina da Covid-19
SAúDE

Minas Gerais recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19

Segundo o Governo do estado, será iniciada a imunização de idosos de 75 a 79 anos

SAúDE

Aos 14 anos, adolescente morre em UPA de MG com suspeita de dengue grave

Jovem apresentou febre alta, dores no corpo e manchas na pele antes de sofrer uma parada cardiorrespiratória em Divinópolis.

pbh
SAúDE

Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro oferece nova técnica para tratamento de cálculo renal

A nova técnica é menos invasiva e permite a recuperação rápida do paciente, que recebe alta no mesmo dia em que o procedimento é realizado

para você
Jovem Aprendiz Cemig
EMPREGO

Cemig abre inscrições para o programa Jovem Aprendiz; saiba como se inscrever

Segundo a companhia, a formação é gratuita e tem a duração de 12 meses

Foto: Mourão Pand.a / América
ESPORTES

América goleia Colo-Colo e garante classificação na Sul-Americana

Time mineiro não tomou conhecimento da equipe chilena e classificou sem sustos

Criança cai em vala em Minas Gerais
POLíCIA

Minas Gerais: bombeiros tentam resgatar criança que caiu em vala profunda no domingo

Socorristas estão no local há mais de 12 horas, e as tentativas feitas até agora foram sem sucesso

escola
EDUCAçãO

Escola mineira concorre a prêmio internacional de educação

Concorrem ao prêmio a Escola Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), e a Escola Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG); conheça os projetos desenvolvidos pelas instituições