Agências do INSS fecham em 20 de janeiro e entre 28 e 30 para modernização de sistemas

Unidades da Previdência Social não terão atendimento presencial em mais de 90 municípios no dia de São Sebastião e em todo o país entre 28 e 30 de janeiro; serviços digitais também ficarão fora do ar durante atualização da Dataprev

19/01/2026 às 22:38 por Redação Plox

As agências da Previdência Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas para atendimento presencial nesta terça-feira (20) em mais de 90 municípios do país, por causa do feriado do Dia de São Sebastião. Os canais remotos, como o aplicativo e o site Meu INSS e a Central Telefônica 135, seguirão em funcionamento, com acesso a mais de 100 serviços digitais.

*

O feriado de São Sebastião é adotado por cidades que têm o santo como padroeiro. Entre elas estão as capitais Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR), onde as agências do INSS também não abrirão.

Municípios com feriado no Nordeste

Na Bahia, o feriado será observado em Belmonte, Brumado, Camacan, Canavieiras, Itambé e Seabra. Em Pernambuco, a data é comemorada em Águas Belas, Belo Jardim, Bom Conselho, Moreno, Ouricuri e Surubim.

Os estados do Ceará e do Maranhão têm cinco cidades cada com o feriado de São Sebastião. No Ceará, a celebração ocorre em Acaraú, Aracati, Itapipoca, Maranguape e Pedra Branca. No Maranhão, a data é festejada em Amarante do Maranhão, Carutapera, Codó, Estreito e Presidente Dutra.

Em Alagoas, o dia 20 é feriado em Limoeiro de Anadia, Passo de Camaragibe, Porto Calvo e São Sebastião. Na Paraíba, a data é observada em Bayeux, Mari, Picuí e São Bento. No Rio Grande do Norte, o feriado ocorre em Jucurutu, Nova Cruz e Parelhas, enquanto no Piauí vale para o município de Esperantina.

Capitais e cidades do Sudeste e Norte

No Sudeste, o dia 20 de janeiro é feriado em 18 municípios de Minas Gerais e em outros 18 de São Paulo. No estado do Rio de Janeiro, a data é comemorada em cinco cidades; no Espírito Santo, em duas.

Na região Norte, não haverá atendimento presencial nas agências do INSS em Altamira, Breves, Igarapé-Açu, Vigia e Parauapebas, no Pará, em razão da celebração religiosa. Em Roraima, o feriado atinge a capital Boa Vista e Caracaraí. No Tocantins, a interrupção do atendimento presencial ocorre apenas em Arraias.

Ponto facultativo no Sul e Centro-Oeste

Na região Sul, o dia será de ponto facultativo em municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Paraná, a medida vale para Andirá, Astorga e Jacarezinho. Em Santa Catarina, para Sombrio e Tijucas. No Rio Grande do Sul, para Bagé, São Sebastião do Caí e Venâncio Aires.

No Centro-Oeste, o ponto facultativo foi adotado apenas por municípios de Goiás: Caiapônia, Goiatuba, Itaberaí, Jaraguá, Palmeiras de Goiás e Rio Verde.

O INSS disponibilizou a lista completa de municípios em que 20 de janeiro é feriado municipal e onde as agências permanecerão fechadas.

*

Fechamento nacional para modernização de sistemas

Além das alterações por conta do feriado, as agências do INSS em todo o país ficarão fechadas nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. Nesses três dias, serão realizadas melhorias programadas nos sistemas previdenciários operados pela Dataprev, responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

Os serviços digitais oferecidos pelo Meu INSS (site e aplicativo) e pela Central Telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro. Segundo o instituto, a suspensão temporária é necessária para modernizar os sistemas e garantir mais estabilidade, segurança e eficiência no atendimento.

Atendimentos extras e remarcação

Para reduzir os impactos ao cidadão, o INSS realizou atendimentos extras no último fim de semana, antecipando demandas que seriam tratadas nos dias de fechamento. A ação será repetida no sábado (24) e no domingo (25), com o objetivo de antecipar agendamentos e compensar a suspensão do atendimento presencial.

Nos casos em que o beneficiário optar por ser atendido em dia útil, o INSS informa que garantirá o reencaixe em novas datas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a