Após desaparecimento de casal, SP instala bloco de concreto e bombeiros retomam buscas
Veículo foi levado pela enxurrada na Avenida Carlos Caldeira Filho, durante forte chuva; corpo de Marcos da Mata Ribeiro foi encontrado no Rio Pinheiros, enquanto moradores cobram proteção viária e Prefeitura instala barreiras emergenciais
19/01/2026 às 08:01por Redação Plox
19/01/2026 às 08:01
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Após o carro em que estava um casal ser arrastado pela enxurrada na altura do nº 385 da Avenida Carlos Caldeira Filho, na Zona Sul de São Paulo, durante a chuva de sexta-feira (16), a Prefeitura de São Paulo instalou blocos de concreto e guarda-corpo no trecho entre a avenida e o córrego, na madrugada de sábado (17).
A Subprefeitura Campo Limpo informou que, em 2024, havia instalado um guarda-corpo na margem do córrego ao longo da Avenida Carlos Caldeira Filho, mas que a estrutura foi vandalizada e furtada. Segundo o órgão, os novos blocos colocados na via são uma medida emergencial de proteção.
O corpo do homem foi encontrado no sábado (17) no Rio Pinheiros. Nesta segunda-feira (19), o Corpo de Bombeiros retomou as buscas pela mulher.
Prefeitura instala blocos de concreto na Avenida Carlos Caldeira Filho
Foto: Subprefeitura Campo Limpo
Moradores criticam falta de proteção na via
Moradores da região relataram que a instalação dos blocos de concreto foi feita às pressas, somente depois de o casal ter sido levado pela enxurrada no local. Eles avaliam que a gestão municipal poderia ter evitado o desaparecimento com a adoção prévia de itens de proteção viária, como barreiras e sinalização mais clara.
Segundo esses relatos, a ausência de delimitação física entre a avenida e o córrego dificulta que motoristas e pedestres identifiquem os limites da via durante temporais, aumentando o risco de acidentes em períodos de chuva forte.
Buscas pela mulher continuam
Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, e Marcos da Mata Ribeiro, de 68 anos, desapareceram após o carro em que estavam ser arrastado pela enxurrada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as buscas por Maria Deusdete foram retomadas nesta segunda-feira no trecho entre a Avenida Carlos Caldeira Filho e a Avenida Giovanni Gronchi.
Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, e Marcos da Mata Ribeiro, 68 anos, estão desaparecidos após carro ser levado por enxurrada en SP
Foto: Arquivo Pessoal
O corpo de Marcos da Mata Ribeiro foi localizado no Rio Pinheiros e velado no domingo (18) em Itapecerica da Serra. Segundo a corporação, ele foi encontrado nas proximidades do Parque Burle Marx, a cerca de 1 quilômetro do ponto onde o casal havia sido visto pela última vez.
O casal voltava para casa quando ficou preso dentro do veículo durante a enxurrada provocada pela forte chuva que atingiu a capital paulista.
Vídeo mostra carro sendo tomado pela água
Um vídeo enviado à TV Globo registra o momento em que o carro desaparece na água, na altura do nº 385 da Avenida Carlos Caldeira Filho. Nas imagens, o veículo branco aparece quase submerso. Uma das portas do banco do passageiro está aberta, e é possível ver Maria Deusdete na beirada do carro.
Pessoas que acompanhavam a cena começaram a gritar por socorro e a pedir que a mulher deixasse o veículo. Em seguida, o carro é completamente encoberto pela água.
Prefeitura cita obras contra enchentes
A Prefeitura de São Paulo informou que a Avenida Carlos Caldeira Filho recebe serviços frequentes de zeladoria, intensificados no período de chuvas, e que, na manhã de sexta-feira (16), equipes realizaram limpeza e retirada de detritos do Córrego Morro do S.
Segundo a administração municipal, por meio da SPObras, está sendo investido um total de R$ 261,4 milhões na construção de um reservatório de contenção de cheias no Capão Redondo e na canalização de 3 km do córrego Água dos Brancos.
De acordo com nota enviada ao g1, as intervenções beneficiam a bacia do Morro do S e têm como objetivo reduzir enchentes na Avenida Ellis Maas e no entorno do Parque Santo Dias, alcançando cerca de 870 mil moradores dos bairros Capão Redondo, Campo Limpo, Vila Andrade e Jardim São Luís. A previsão é de que as obras sejam concluídas até junho deste ano.