Garis paralisam coleta de lixo em BH e cobram FGTS em atraso e benefícios

Funcionários da Sistemma Serviços Urbanos interrompem atividades em Belo Horizonte, já afetam regiões Nordeste, Leste, Noroeste e Barreiro e mantêm protesto até mediação efetiva sobre FGTS e convênio médico

19/01/2026 às 12:42 por Redação Plox

Dezenas de garis de Belo Horizonte, contratados pela Sistemma Serviços Urbanos, paralisaram as atividades nesta segunda-feira (19/1). A categoria reivindica melhores condições de trabalho, como a regularização do pagamento do FGTS, que estaria em atraso, e a concessão de benefícios, incluindo convênio médico. A suspensão dos serviços deve afetar, ao menos, as regiões Nordeste, Leste, Noroeste e Barreiro da capital. Em bairros como Coração Eucarístico e Nazaré, o lixo já não foi recolhido na manhã desta segunda-feira.

Garis protestaram na sede da empresa prestadora de serviço

Garis protestaram na sede da empresa prestadora de serviço

Foto: Redes Sociais / Reprodução / @garigatobh


Os trabalhadores cruzaram os braços em frente à sede da empresa prestadora de serviços, localizada no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, no bairro São Gabriel. Em vídeo divulgado durante o protesto, o influenciador Tales Marcelo Alves, conhecido como Gari Gato de BH, denuncia as condições enfrentadas pelos profissionais.

Reivindicações e pressão sobre o poder público

A categoria cobra uma postura mais firme da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte para resolver o impasse, sobretudo em relação aos atrasos no depósito do FGTS. A proposta dos garis é manter a coleta paralisada até que haja uma mediação efetiva. Segundo os trabalhadores, já são mais de 12 anos sem convênio médico, o que alimenta o clima de insatisfação e fortalece o movimento de paralisação.

Em vídeos e registros do protesto, os manifestantes entoam palavras de ordem em defesa da categoria e cobram respeito às condições básicas de trabalho. Para os garis, a interrupção da coleta é a única forma de pressionar por mudanças e chamar a atenção para o problema.

Não está sendo depositado o Fundo de Garantia (FGTS). Os garis estão sem plano médico. Em pleno 2026, os garis de Belo Horizonte, capital, têm que parar o serviço de coleta por causa da incompetência da empresa prestadora. É uma falta de respeito com os profissionais que arriscam a vida para coletar o lixo e deixar a casa da população limpa

Tales Marcelo Alves, o Gari Gato de BH

Procurada, a SLU informou que acompanha a situação e afirmou estar “adimplente com todas as suas obrigações contratuais junto a empresa”. A Sistemma Serviços Urbanos também foi questionada, mas ainda não respondeu.

Bairro São Gabriel já sente os efeitos da paralisação

Moradores do bairro São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, já convivem com o acúmulo de resíduos nas calçadas. Nesta segunda-feira (19), o caminhão de coleta não passou, contrariando a rotina de recolhimento às 8h. De acordo com a moradora Yone Martins Lima, de 57 anos, o lixo deixado para a coleta permanece exposto na rua. Na região, o serviço costuma ser realizado às segundas, quartas e sextas-feiras.

Yone relata que sempre coloca o lixo para fora por volta das 6h30, para evitar acúmulo dentro de casa. Com a paralisação, ela já se organiza para, se necessário, armazenar os resíduos nos próximos dias. Apesar do transtorno, afirma compreender a mobilização dos garis e vê o movimento como tentativa de garantir condições mais dignas de trabalho.

Sem previsão de acordo ou de retomada dos serviços, moradores de diferentes regiões da cidade devem se preparar para o impacto da paralisação na rotina de descarte de lixo e na limpeza urbana da capital mineira.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a