Príncipe Harry acusa jornal britânico de grampo telefônico e atos ilegais
Em audiência em Londres, Harry, Elton John e outras figuras públicas processam a Associated Newspapers por suposto uso de grampos, invasão de correio de voz e ‘blagging’, em mais um capítulo da cruzada do príncipe contra tabloides britânicos.
19/01/2026 às 08:54por Redação Plox
19/01/2026 às 08:54
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O príncipe Harry acusou o jornal britânico Daily Mail de ter grampeado seu telefone e cometido outros atos ilegais com a cumplicidade de executivos e jornalistas de renome, durante uma audiência na Justiça nesta segunda-feira (19).
Harry processa a editora do jornal, a Associated Newspapers, ao lado de Elton John e outras cinco figuras públicas. O príncipe chegou sorrindo e acenando ao tribunal, em Londres, para o primeiro dia de julgamento, mas adotou tom duro ao falar das acusações.
Em seu depoimento, ele afirmou que considerava “perturbador” a sensação de ter cada movimento, pensamento ou sentimento rastreado e monitorado para gerar lucro ao Mail.
Príncipe Harry
Foto: Divulgação Embaixada Britânica
Acusações de grampo e coleta ilegal de informações
Ao longo de nove semanas, a equipe jurídica de Harry, de Elton John e dos demais autores da ação — David Furnish, marido do cantor, as atrizes Liz Hurley e Sadie Frost, a ativista antirracista Doreen Lawrence e o ex-parlamentar Simon Hughes — pretende demonstrar que investigadores particulares contratados pelo Mail obtiveram ilegalmente material sobre eles.
Segundo o advogado David Sherborne, as práticas denunciadas incluíam invasão de mensagens de correio de voz, grampos em telefones fixos e obtenção de dados privados por meio de engano, prática conhecida como “blagging”.
Houve um uso claro, sistemático e contínuo de coleta ilegal de informações tanto no Daily Mail quanto no Mail on Sunday.
David Sherborne
A Associated Newspapers, responsável pelo Daily Mail, nega as acusações. A editora classificou as alegações como “calúnias absurdas” e as descreveu como parte de uma conspiração coordenada por um grupo rico, movido por animosidade pessoal contra a mídia.
Histórico de disputas de Harry com a imprensa britânica
Há um ano, Harry já havia vencido outra disputa judicial contra a imprensa. Tabloides do News Group, conglomerado do magnata Rupert Murdoch, fizeram um raro e surpreendente pedido de desculpas ao príncipe por “anos de intrusão ilegal” em sua vida e na de sua esposa, Meghan Markle.
O gesto aconteceu após um acordo judicial em um processo de invasão de privacidade movido por Harry contra os jornais The Sun e News of the World, ambos do News Group. O acerto também prevê o pagamento de uma indenização ao príncipe, cujo valor não foi divulgado.
Esse caso expôs um esquema amplo de grampos telefônicos por parte dos jornais do grupo, o que levou Murdoch a fechar o News of the World em 2011.
Novos acordos em processos por grampos
Em 2024, Harry também chegou a um acordo com outro tabloide britânico, o Daily Mirror, em uma ação na qual acusava o jornal de grampo telefônico. O entendimento se somou à série de batalhas judiciais travadas pelo príncipe contra veículos de imprensa do Reino Unido, centradas em supostas intromissões ilegais e sistemáticas em sua vida privada.