Entidades comemoram pontualidade na renovação de Termos de Cooperação

Há uma década instituições não tinham segurança para iniciar suas atividades no início do ano

Por Plox

19/02/2019 15h11 - Atualizado há cerca de 5 anos

Pela primeira vez, após dez anos, as entidades assistenciais de Ipatinga têm a boa notícia de que receberão em dia os recursos da Administração Municipal destinados à atenção assistencial de crianças, adultos e idosos, com oficialização da transferência de valores mensais logo no início do ano. Nesta segunda-feira (18), foram assinados os Termos de Cooperação de 2019 com 26 entidades conveniadas. Os valores somam cerca de R$ 8,9 milhões e são provenientes do Fundo Municipal de Assistência Social.

A assinatura aconteceu no auditório do campus avançado do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), no bairro Veneza, em Ipatinga-MG com a presença do prefeito Nardyello Rocha; do secretário de Assistência Social, Lúcio Aguiar Ferreira; da presidente do Fórum Municipal de Entidades de Ipatinga (Fomenti), Cleoneide Oliveira, e representantes de instituições assistenciais.

Em pronunciamento durante a cerimônia, Cleoneide agradeceu o empenho da atual gestão para elevar em 19%, este ano, os investimentos no trabalho das entidades. Foram R$ 2,5 milhões a mais que o ano anterior, garantindo atendimento a mais de 1.300 pessoas. “Entendemos que o município tem passado uma situação difícil por falta de repasses dos governos Estadual e Federal. Contudo, o governo não mediu esforços para atender às demandas, que são muitas”, disse.

 MG 5650Cleoneide, presidente do Fórum Municipal de Entidades de Ipatinga, disse que assinatura de convênio no início do ano é um marco na administração (Foto: SECOM/PMI)

Após 10 anos

Historicamente, as entidades assistenciais viviam um drama todo início de ano, em decorrência da assinatura tardia dos convênios. Como lembrou Cleoneide, houve época em que a parceria foi assinada somente em maio, cinco meses após o início do ano, o que inviabilizava e comprometia os atendimentos assistenciais das instituições.

“A assinatura destes Termos no início do ano está sendo um marco. Desde que estou aqui, há mais de dez anos, eu nunca vi a lei autorizativa ser aprovada com antecedência, como ocorreu agora. Iniciamos o ano sem viver aquele drama recorrente. Já teve ano que tivemos de ir para a justiça a fim de garantir os recursos”, recordou.

O prefeito Nardyello Rocha também lembrou que, como vereador, por quatro mandados, acompanhou o drama vivido pelas entidades, que começavam o ano sem condições de funcionar. “Enquanto atuei como presidente da Câmara de Ipatinga tinha que chamar uma (reunião) Extraordinária para votar essa lei, porque senão nada funcionava. Naquelas épocas me questionava por que ninguém conseguia fazer essa gestão, sabendo que as entidades precisavam deste dinheiro para abrir suas portas a cada ano. O que está acontecendo hoje é fruto do trabalho conjunto de uma administração planejada, que evita os atropelos e respeita a população”, sintetizou o prefeito.

Destaques