Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Cenibra explica o que causou mau cheiro na região do Vale do Aço

    Por Plox

    19/02/2020 14h43 - Atualizado há cerca de 4 anos

    A Cenibra se pronunciou na tarde desta quarta-feira (19) em relação ao documento divulgado pelo Ministério Público em que atribui à empresa de celulose a responsabilidade pelo mau cheiro causado na Região do Vale do Aço no último dia 12. 

    Por meio de nota, a Cenibra explicou o ocorrido naquele dia. “A partir da constatação da condição atípica de percepção de odor pela população, iniciou-se uma rigorosa apuração, conduzida por técnicos especializados da Empresa, que detectou um acionamento do sistema de segurança de queima de gases não condensáveis (GNC –mercaptanas). Este sistema existe para evitar riscos a pessoas e equipamentos”.

    Ainda na quarta-feira (12), após boatos que a empresa estaria ligada aos gases, a diretoria da Cenibra chegou a negar a relação do processo de produção de celulose com o ocorrido por meio de nota. 

    A empresa informou que tão logo identificada a ocorrência, o fato foi relatado ao MP, Polícia Militar Ambiental e ao Núcleo de Emergências Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

    Segundo a nota, a Cenibra acredita que “os aspectos meteorológicos do dia, com predomínio de vento no sentido Governador Valadares–Ipatinga, podem ter potencializado a percepção de odores diversos pela população”.

    A Cenibra iniciou a contratação de um estudo com consultoria especializada, a fim de avaliar e compreender a dinâmica de dispersão dos gases em diferentes condições atmosféricas em sua região de abrangência. O estudo será um balizador para evolução do sistema de monitoramento.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]