Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Greve, estabilidade de servidores e outros assuntos: comece essa quarta bem informado

    Por Plox

    19/02/2020 07h10 - Atualizado há cerca de 4 anos

    Confira no Plox as principais notícias que agitaram o Brasil e o mundo nessa terça-feira (18). Editamos um resumo para você começar o dia bem informado.

    Reforma Administrativa

    O texto da Proposta de Emenda Constitucional da reforma administrativa deve ser enviada para o Congresso ainda nesta semana. O presidente disse que a reforma está “madura” e que logo deve ser entregue para análise dos parlamentares. 

    A reforma administrativa deverá reduzir o número de servidores, cortando cargos e permitindo contratações temporárias. O texto do presidente deve acabar com as promoções automáticas por tempo de serviço e limitar a estabilidade dos servidores, mas somente para as novas contratações.

    O Governo não deverá fazer concursos públicos enquanto a reforma administrativa não for aprovada. Assim os novos contratados já entrariam sob as novas regras. Esse bloqueio também serve como pressão para acelerar a tramitação do texto.

    Grave acidente no Metrô

    Um acidente envolvendo dois trens do Metrô do Recife nessa terça-feira deixou pelo menos 60 pessoas feridas. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o choque ocorreu na Estação Ipiranga. Um veículo estava parado quando foi atingido por outro que chegou à estação.

    Benefícios para filhos de servidores do Senado

    Uma ato do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, dará mais benefícios aos filhos e enteados de servidores públicos lotados no Senado. Eles poderão usar o  plano de saúde os 33 anos.

    O direito se encerrava-se logo que o filho ou enteado completava 24 anos, tal como a idade também usada como referência pela receita federal. 

    Os servidores da Câmara dos Deputados já tiveram esse benefício estendido, desde 2016, aos seus filhos e enteados até que completem 33 anos. Agora, com esse ato de David Alcolumbre, os servidores públicos do Senado passam a ter o benefício também estendido até a mesma idade, 33 anos. A notícia virou polêmica nas redes sociais, onde muita gente acha que é muito privilégio para esses servidores, enquanto grande parte da população sofre nas filas por uma consulta médica.

    Greve

    O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra, considerou a greve dos petroleiros ilegal, atendendo um pedido feito pela Petrobras. O ministro ainda autorizou a empresa estatal a tomar as, abre aspas “medidas administrativas cabíveis”, fecha aspas, como sanções, corte de salários e demissões por justa causa. 

    Após a decisão, a Federação Única dos Petroleiros disse que recorrerá da decisão do ministro e que os petroleiros continuariam com a greve.

    A FUP diz que as demissões podem afetar cerca de 1000 famílias. 

    Coronavírus

    Subiu para 542 o número de casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, no navio Diamond Princess, em quarentena no porto de Yokohama, no Japão, desde o dia 3 deste mês. 88 novos casos de infecção foram registrados nessa terça-feira .  O navio é o local onde há o maior número de infectados pela doença fora da China. 

    Novos ministros

    Nessa  terça-feira em cerimônia no Palácio do Planalto, O presidente Jair Bolsonaro deu posse aos novos ministros da Casa Civil, Walter Braga Netto, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni. 

    Onyx foi transferido para o Ministério da Cidadania, a pasta era ocupada pelo deputado Osmar Terra, que voltou para a Câmara dos Deputados. 

    Braga Netto assumiu a vaga deixada por Onyx Lorenzoni na  Casa Civil 

    As mudanças foram anunciadas na semana passada.

    Pureza de uma menina de 3 anos

    Um pai ensinou uma brincadeira à sua filha de apenas 3 anos para tentar aliviar a tensão causada pelo intenso bombardeio que os cidadãos sírios são obrigados a conviver. 

    Ele é morador de uma província que é o atual foco dos confrontos entre o governo sírio, apoiado pela Rússia, e os rebeldes, na guerra civil que parece não ter fim. 

    O homem disse a sua filha que as bombas são como fogos de artifício e, cada vez que escutam o barulho de uma explosão, eles riem. A pureza da criança comove. Ela não sabe que está mergulhada em um confronto que, de acordo com a ONU, já matou 299 civis somente esse ano.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]