Greve, estabilidade de servidores e outros assuntos: comece essa quarta bem informado
Por Plox
19/02/2020 07h10 - Atualizado há mais de 4 anos
Confira no Plox as principais notícias que agitaram o Brasil e o mundo nessa terça-feira (18). Editamos um resumo para você começar o dia bem informado.
Reforma Administrativa
O texto da Proposta de Emenda Constitucional da reforma administrativa deve ser enviada para o Congresso ainda nesta semana. O presidente disse que a reforma está “madura” e que logo deve ser entregue para análise dos parlamentares.
A reforma administrativa deverá reduzir o número de servidores, cortando cargos e permitindo contratações temporárias. O texto do presidente deve acabar com as promoções automáticas por tempo de serviço e limitar a estabilidade dos servidores, mas somente para as novas contratações.
O Governo não deverá fazer concursos públicos enquanto a reforma administrativa não for aprovada. Assim os novos contratados já entrariam sob as novas regras. Esse bloqueio também serve como pressão para acelerar a tramitação do texto.
Grave acidente no Metrô
Um acidente envolvendo dois trens do Metrô do Recife nessa terça-feira deixou pelo menos 60 pessoas feridas. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o choque ocorreu na Estação Ipiranga. Um veículo estava parado quando foi atingido por outro que chegou à estação.
Benefícios para filhos de servidores do Senado
Uma ato do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, dará mais benefícios aos filhos e enteados de servidores públicos lotados no Senado. Eles poderão usar o plano de saúde os 33 anos.
O direito se encerrava-se logo que o filho ou enteado completava 24 anos, tal como a idade também usada como referência pela receita federal.
Os servidores da Câmara dos Deputados já tiveram esse benefício estendido, desde 2016, aos seus filhos e enteados até que completem 33 anos. Agora, com esse ato de David Alcolumbre, os servidores públicos do Senado passam a ter o benefício também estendido até a mesma idade, 33 anos. A notícia virou polêmica nas redes sociais, onde muita gente acha que é muito privilégio para esses servidores, enquanto grande parte da população sofre nas filas por uma consulta médica.
Greve
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra, considerou a greve dos petroleiros ilegal, atendendo um pedido feito pela Petrobras. O ministro ainda autorizou a empresa estatal a tomar as, abre aspas “medidas administrativas cabíveis”, fecha aspas, como sanções, corte de salários e demissões por justa causa.
Após a decisão, a Federação Única dos Petroleiros disse que recorrerá da decisão do ministro e que os petroleiros continuariam com a greve.
A FUP diz que as demissões podem afetar cerca de 1000 famílias.
Coronavírus
Subiu para 542 o número de casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, no navio Diamond Princess, em quarentena no porto de Yokohama, no Japão, desde o dia 3 deste mês. 88 novos casos de infecção foram registrados nessa terça-feira . O navio é o local onde há o maior número de infectados pela doença fora da China.
Novos ministros
Nessa terça-feira em cerimônia no Palácio do Planalto, O presidente Jair Bolsonaro deu posse aos novos ministros da Casa Civil, Walter Braga Netto, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni.
Onyx foi transferido para o Ministério da Cidadania, a pasta era ocupada pelo deputado Osmar Terra, que voltou para a Câmara dos Deputados.
Braga Netto assumiu a vaga deixada por Onyx Lorenzoni na Casa Civil
As mudanças foram anunciadas na semana passada.
Pureza de uma menina de 3 anos
Um pai ensinou uma brincadeira à sua filha de apenas 3 anos para tentar aliviar a tensão causada pelo intenso bombardeio que os cidadãos sírios são obrigados a conviver.
Ele é morador de uma província que é o atual foco dos confrontos entre o governo sírio, apoiado pela Rússia, e os rebeldes, na guerra civil que parece não ter fim.
O homem disse a sua filha que as bombas são como fogos de artifício e, cada vez que escutam o barulho de uma explosão, eles riem. A pureza da criança comove. Ela não sabe que está mergulhada em um confronto que, de acordo com a ONU, já matou 299 civis somente esse ano.