Anvisa aprova autoteste de Covid-19 no Brasil

Ainda não foi divulgada estimativa de preços

Por Plox

19/02/2022 17h28 - Atualizado há cerca de 2 anos

O primeiro autoteste de Covid-19 do Brasil foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quinta-feira (17). A aprovação ocorre com diversas orientações e recomendações de como aplicar o teste e analisar o resultado que estão disponíveis no site da Anvisa. Ainda não foi divulgada estimativa de preços.

O resultado do exame de autoteste sai em apenas 15 minutos. O teste será feito através da coleta por meio de bastão, popularmente conhecido como Swab, inserido no nariz e deve ser realizado até 7 dias do início dos sintomas ou 5 dias após ter contato com alguém infectado com coronavírus.

 

 

A agência esclarece que o autoteste é um exame "orientativo", para ser usado como uma triagem, isso é, indicar a infecção e assim possibilitar o isolamento precocemente, evitando o aumento da transmissão. O diagnóstico efetivo só deve ser feito por profissionais de saúde.

O autoteste fabricado pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos é chamado de “Novel Coronavírus Autoteste Antígeno” e não é válido como diagnóstico, licença do trabalho ou documento para viagens.


 

Destaques