PEP contra HIV e hepatites virais estará disponível gratuitamente durante o Carnaval em Belo Horizonte
Profilaxia Pós-Exposição deve ser considerada urgência médica
Por Plox
19/02/2023 09h36 - Atualizado há mais de 2 anos
Durante o Carnaval, o medicamento para prevenção do HIV e das hepatites virais, chamado de Profilaxia Pós-Exposição (PEP), estará disponível gratuitamente nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) em Belo Horizonte. A PEP deve ser usada por 28 dias e é indicada em casos de violência sexual, relação sexual consentida desprotegida, acidentes com instrumentos cortantes ou contato direto com sangue/esperma e exposição acidental ou ocupacional.
Segundo a médica infectologista Priscila Valéria do Carmo Carvalho Reis, a PEP é altamente eficaz na prevenção da contaminação pelo vírus HIV. No entanto, ela reforça a importância do uso da camisinha, especialmente durante o Carnaval, quando há um aumento das relações interpessoais. A profissional ressalta que a PEP não deve ser vista como uma substituta do preservativo, mas como uma medida de prevenção complementar.
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o uso da PEP não se limita apenas à retirada do medicamento. Após o uso, é necessário fazer um acompanhamento clínico-sorológico no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Sagrada Família. Além disso, o município orienta que pessoas de outros municípios ou estados procurem a orientação de acompanhamento em suas cidades de origem.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) destaca que o início do uso da PEP é uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível, de preferência nas primeiras duas horas após a exposição e, no máximo, em até 72 horas. A Profilaxia Pós-Exposição está disponível nos serviços de urgência e emergência de todo o Estado de Minas Gerais e Unidades de Pronto Atendimento.
Além da PEP, existe também a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é uma combinação de dois medicamentos que bloqueiam a infecção pelo vírus da Aids. A PrEP é recomendada para pessoas com maior risco de contaminação e pessoas que mantêm relacionamento com soropositivos. O medicamento também é gratuito pelo SUS e deve ser tomado diariamente por quem recebe a indicação pelo uso.