Temporal no Litoral de São Paulo deixa 36 mortos e fecha estradas

"O volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte", informou a Defesa Civil

Por Plox

19/02/2023 22h43 - Atualizado há cerca de 2 anos

As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo neste final de semana causaram ao menos 26 mortes e deixaram dezenas de desabrigados. O volume recorde de chuva provocou alagamentos, deslizamentos e interditou trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios. "O volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte", informou a Defesa Civil. São Sebastião teve 35 vítimas, e Ubatuba, uma. Dezenas ficaram sob os escombros.


Governador decreta estado de calamidade
O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Helicópteros da PM enfrentaram dificuldades para resgatar vítimas devido ao tempo fechado. O Exército enviou aeronaves para ajudar nos trabalhos. A operação de buscas em São Sebastião e Ubatuba envolve mais de 100 bombeiros.
Em vários pontos do litoral paulista, houve registros de falta de água, luz e sinal de celular.


Situação das cidades atingidas pelas chuvas


São Sebastião

 

 Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião
O prefeito de São Sebastião decretou calamidade pública — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião



Pelo menos 35 pessoas morreram na cidade por causa das chuvas. 50 casas desabaram, outras ficaram em risco. Segundo o prefeito, dezenas de pessoas ficaram sob escombros. De acordo com a Defesa Civil, choveu 600 milímetros na cidade nas últimas 24 horas.
 

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

 

 

Para o  resgate de vítimas em São Sebastião e Ubatuba foram mobilizados mais de 100 bombeiros  — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

 


"Estamos em estado de calamidade. Vamos precisar de ajuda para reconstruir nossa cidade. A situação é grave, mas estamos trabalhando para atender as vítimas e minimizar os danos", disse o prefeito Felipe Augusto. 

A casa de uma mulher de 35 anos foi atingida por uma árvore e ela morreu no local. Durante o resgate, uma criança de 2 anos foi salva após ter permanecido horas sob os escombros. 

 

Após permanecer por horas debaixo de escombros em São Sebastião, a criança foi resgatada com vida - Foto: Divulgação/PM

 

Ela foi socorrida e levada pelo helicóptero Águia para o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. A criança estava sob escombros no bairro Vila Sahy. Ainda não foi divulgado o estado de saúde da criança.

 

 

 Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Os bombeiros que trabalham no resgate de vítimas em São Sebastião e Ubatuba fazem uso de vários helicópteros. Eles  resgataram uma mulher em trabalho de parto. Tanto a mulher como o bebê estão bem.

 


Ilhabela
A região Sul da cidade está em estado de atenção devido à forte chuva que caiu na cidade nas últimas horas. A Defesa Civil da cidade atende ocorrências de quedas de galhos e postes da rede elétrica na região e monitora as áreas de risco. O transporte público da Barra Velha ao Borrifos está fora de operação e sem previsão de normalização. 


 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ilhabela

 

O abastecimento de água na cidade foi interrompido. A programação de Carnaval, com Marchinhas e o Banho da Dorotéia, marcado para a tarde deste domingo, foi cancelada.


Ubatuba
Uma criança de 7 anos morreu na madrugada deste domingo depois de uma pedra deslizar e atingir a casa onde ela estava, no bairro Estufa 2. Devido às chuvas, uma pedra deslizou e caiu em cima da residência onde a criança e sua família estavam. A menina, segundo o Corpo de Bombeiros, foi atingida pela pedra na cabeça e morreu no local.


Alagamentos na Baixada Santista
Na Baixada Santista, as chuvas também foram intensas, causando alagamentos, quedas de barreiras e árvores. A prefeitura de Bertioga declarou estado de emergência após deslizamentos que deixaram desabrigados e cancelou o Carnaval. Em Santos, a prefeitura informou que choveu 173,2 mm nas últimas 72 horas, e as áreas de encostas ficaram sob monitoramento. Em São Vicente, o município entrou em estado de atenção após registros de alagamentos, e a prefeitura de Itanhaém cancelou parte da programação de carnaval.


Estradas afetadas


As rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios foram interditadas devido aos estragos causados pela chuva, com trechos fechados por causa de alagamentos, queda de barreiras e árvores. O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) informou que não há rotas alternativas para quem está entre as praias de Juquehy e Toque Toque, em São Sebastião. As autoridades recomendam que os motoristas evitem as regiões afetadas e optem por rotas alternativas.


Ajuda para as vítimas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve viajar ao Litoral de São Paulo nesta segunda-feira (20) e que o governo federal está à disposição para atuar nas áreas atingidas. As prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela cancelaram a programação de carnaval deste domingo. A previsão é que a agenda dos próximos dias seja reavaliada na manhã desta segunda-feira.


Com o estado de calamidade decretado, as autoridades estão em alerta e mobilizadas para atender às necessidades das vítimas das chuvas. As equipes de resgate continuam trabalhando para localizar possíveis vítimas e retirar as pessoas dos locais de risco.
A situação é grave no Litoral Norte de São Paulo, e as chuvas intensas causaram um grande impacto na vida das pessoas, deixando muitas sem moradia e sem seus pertences. A população local e as autoridades contam com a solidariedade e a ajuda de todos para superar este momento difícil e reconstruir as áreas afetadas pelas chuvas.

 

Destaques