Cascavel é capturada dentro de casa em Timóteo
Cobra peçonhenta foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Centro de Biodiversidade da Usipa, em Ipatinga
Por Plox
19/02/2025 18h28 - Atualizado há 3 meses
Uma cobra cascavel, de aproximadamente um metro de comprimento, apareceu no quintal de uma casa no Bairro Bromélias, em Timóteo, nessa segunda-feira (17). Surpreendidos com a presença do animal peçonhento, os moradores acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros, que realizou a captura com segurança. A ação foi registrada em vídeo. Assista na Live.
Perigo e características da cascavel
Segundo o Corpo de Bombeiros, a cascavel é uma espécie comum na região e conhecida por ser ágil e perigosa. Seu veneno é altamente tóxico, afetando os músculos e o sistema nervoso. De acordo com o Instituto Butantan, esse tipo de serpente é responsável por cerca de 10% dos acidentes ofídicos no Brasil.

A picada da cascavel pode causar formigamento e dor no local, mas geralmente sem inchaço visível. Outros sintomas incluem visão turva ou dupla, dificuldade para falar, fraqueza muscular generalizada e urina escura. Diante de uma picada, a orientação é procurar atendimento médico imediato para aplicação do soro antiofídico específico (anticrotálico).

Destino do animal
Após a captura, os militares encaminharam a cobra para o Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS), em Ipatinga, onde receberá os cuidados necessários.