Inmet emite alerta de chuva intensa para Minas, São Paulo, Rio e Paraná nesta quinta (19)
Aviso vale das 10h de quinta até as 10h de sexta (20) e prevê até 100 mm em 24 horas, com ventos de 60 a 100 km/h
19/02/2026 às 08:28por Redação Plox
19/02/2026 às 08:28
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuva intensa para esta quinta-feira (19) em áreas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O alerta começa às 10h e vale até as 10h desta sexta-feira (20).
A previsão indica acumulados de 50 a 100 mm de chuva em 24 horas, acompanhados de ventos fortes que podem variar de 60 a 100 km/h. Segundo o órgão, há risco de falta de energia, queda de árvores, alagamentos e incidência de raios.
Foto: Reprodução: Inmet
Regiões sob alerta em Minas, São Paulo, Rio e Paraná
Em Minas Gerais, as áreas com possibilidade de serem atingidas são a Zona da Mata, o Oeste e o Sul/Sudoeste do estado.
Em São Paulo, o aviso vale para as regiões de Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Macro Metropolitana Paulista, Araraquara, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista e Marília.
No Rio de Janeiro, o alerta abrange o Sul, o Norte, o Centro Fluminense e a região Metropolitana, que podem registrar episódios de chuva forte.
No Paraná, a Região Metropolitana de Curitiba, o Centro Oriental e o Norte Pioneiro estão entre as áreas de risco mapeadas pelo Inmet.
Riscos e orientações à população
Com a combinação de chuva volumosa e rajadas de vento, o Inmet alerta para a possibilidade de danos à rede elétrica, queda de árvores e transtornos em áreas urbanas, como alagamentos. A recomendação é redobrar a atenção em locais suscetíveis a enxurradas e deslizamentos.
Entre as instruções do instituto para momentos de rajadas de vento, está a orientação para que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é recomendado, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante a ocorrência de temporais mais fortes.
Para mais informações e em situações de risco, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.