Confronto entre facções no Catumbi deixa quatro baleados, incluindo uma criança, e um morto
Tiroteio ocorreu na Rua Frei Caneca, em acesso ao Morro da Mineira, após ataque atribuído a criminosos do CV contra área do TCP
19/02/2026 às 12:05por Redação Plox
19/02/2026 às 12:05
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Quatro pessoas foram atingidas por disparos, entre elas uma criança, e um homem morreu após um confronto entre facções na noite desta quarta-feira, no bairro do Catumbi, região central do Rio de Janeiro.
Tiroteio em acesso ao Morro da Mineira
O tiroteio aconteceu na Rua Frei Caneca, em um dos acessos ao Morro da Mineira, área marcada por disputas entre grupos criminosos rivais.
Segundo a Polícia Militar, agentes foram acionados após relatos de um confronto armado entre integrantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP).
De acordo com as primeiras informações, o tiroteio teria começado após um possível ataque de criminosos ligados ao CV contra a área controlada pelo TCP.
Moradores em meio ao fogo cruzado
Testemunhas relatam que dois homens armados chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram diversos disparos.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que os suspeitos correm atirando no meio da rua, enquanto moradores tentam se proteger.
Em um dos vídeos, as vítimas aparecem em uma espécie de venda, onde havia inclusive uma cama elástica. O local estava cheio de crianças, entre elas um bebê. Logo após o início dos disparos, começa a correria, com pessoas se jogando no chão e tentando se abrigar.
Confronto entre facções deixou ainda um morto e outras pessoas feridas; câmeras de segurança registraram ação
Foto: Reprodução / Redes sociais.
Quatro baleados e uma morte
Ao todo, quatro pessoas foram baleadas. Entre elas, uma criança, atingida nas costas, que foi levada para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio.
As outras vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.
Um dos feridos, identificado como Marcos Vinícius Gomes Marinho, não resistiu aos ferimentos e morreu. Até a última atualização, não havia informações sobre o estado de saúde dos demais baleados.
Investigação e reforço no policiamento
O caso foi inicialmente registrado na 6ª Delegacia de Polícia, na Cidade Nova. Após a confirmação da morte, a investigação foi encaminhada à Delegacia de Homicídios da Capital, responsável por apurar a autoria e as circunstâncias do crime.
A Polícia Militar informou que o policiamento foi reforçado na região.
Violência armada atinge crianças na região metropolitana
O episódio se soma a outros casos de violência envolvendo crianças na região metropolitana. Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, somente em 2026, quatro crianças de zero a onze anos foram baleadas na Grande Rio: duas morreram e duas ficaram feridas.
Os dados reforçam a preocupação com o impacto dos confrontos armados em áreas urbanas e a exposição de moradores, inclusive crianças, a situações de risco.