Após Carnaval de calor, instabilidade aumenta e chuva ganha força no país

Mudança no tempo a partir desta quinta (19) eleva a frequência de chuva, com risco de temporais no Sudeste e volumes mais altos concentrados no Norte até domingo.

19/02/2026 às 09:45 por Redação Plox

Após um Carnaval marcado por sol forte e temperaturas elevadas, a quinta-feira (19) traz uma mudança no padrão do tempo em grande parte do país. O calor ainda predomina, mas a atmosfera fica mais instável e a chuva volta a ganhar frequência nos próximos dias, sobretudo em estados das regiões Centro-Oeste e Norte.

Ao longo da tarde, o calor combinado à umidade favorece a formação de nuvens carregadas, com previsão de pancadas que podem ser fortes em diferentes áreas


As temperaturas máximas nas capitais devem ficar, em geral, entre 28°C e 32°C.

As temperaturas máximas nas capitais devem ficar, em geral, entre 28°C e 32°C.

Foto: Freepik


Instabilidade aumenta e temporais voltam a ganhar força

No fim de semana, a instabilidade deve se intensificar, com possibilidade de temporais no Espírito Santo, no Norte de Minas Gerais e em áreas do Centro-Oeste, como o Norte de Goiás e o Norte de Mato Grosso.

Até domingo, a chuva volumosa segue concentrada no Norte do país. Em Macapá e Manaus, o volume acumulado pode ultrapassar 100 mm nos próximos dias.

As condições para chuva aumentam em todos os estados até o final da semana, e vários locais podem registrar temporais e acumulados expressivos.

Atuação de frente fria intensifica a chuva no Sudeste

Nesta quinta-feira (19), uma frente fria avança e passa a atuar entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Com esse deslocamento, aumentam as condições para pancadas de chuva e o risco de temporais em São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais.

No Rio de Janeiro, há cenário favorável para temporais, com previsão de cerca de 35 mm de chuva. As pancadas devem ganhar intensidade entre o fim da manhã e a tarde.

Depois de vários dias com temporais no fim da tarde, São Paulo tem, nesta quinta-feira, menor risco de chuva generalizada em diversas áreas. A previsão ainda indica pancadas, que podem ser fortes e até ocorrer na forma de temporal, mas de maneira mais isolada do que nos últimos dias.

Tempo encoberto e pancadas de chuva em capitais do Norte e Nordeste

Capitais como Teresina (norte do Piauí), São Luís (norte do Maranhão), Belém, Manaus e Porto Velho devem ter tempo encoberto e possibilidade de pancadas de chuva. A elevada umidade mantém o tempo instável em grande parte da região.

O calor segue predominando na maior parte do país, enquanto rajadas de vento entre 40 e 50 km/h reforçam o cenário de atenção.

As temperaturas máximas nas capitais devem variar, em geral, entre 28°C e 32°C, com céu nublado e pancadas de chuva na maioria delas.

Fim de semana segue com chuva e risco de temporais

A instabilidade tende a aumentar no fim de semana em relação ao observado no meio da semana. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o risco de temporais deve diminuir gradualmente entre sábado e domingo, com leve queda nas temperaturas.

Ainda assim, há possibilidade de temporais, especialmente no Espírito Santo, no Norte de Minas Gerais e em áreas do Centro-Oeste, como o Norte de Goiás e o Norte de Mato Grosso.

Até domingo, a chuva forte e volumosa deve persistir no Norte do país, e o volume de chuva em Macapá e Manaus pode ultrapassar 100 mm nos próximos dias.

A orientação é acompanhar atentamente os alertas da Defesa Civil e dos órgãos meteorológicos locais.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a