Muro desaba no Barreiro durante temporal e rua fica tomada por lama em BH
Defesa Civil registrou 62,6 mm em 12 horas na regional Barreiro e mantém risco geológico em cinco regiões da capital até sexta-feira (20).
19/02/2026 às 10:29por Redação Plox
19/02/2026 às 10:29
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um muro desabou na rua Vicente Dutra, no bairro Diamante, região do Barreiro, durante a forte chuva que atingiu Belo Horizonte na noite dessa quarta-feira (18). O momento foi registrado em vídeo por uma moradora.
As imagens mostram que, após a queda da estrutura, a via foi tomada por uma enxurrada de lama. Segundo a Defesa Civil, a regional do Barreiro acumulou 62,6 mm de chuva nas últimas 12 horas, o maior volume entre todas as regionais da capital.
Rua ficou tomada por lama após o muro desabar
Foto: Imagens enviadas ao BHAZ
Barreiro e outras regiões seguem em risco geológico
Ainda conforme o órgão, o Barreiro, a Pampulha, as regiões Oeste, Noroeste e Centro-Sul permanecem sob risco geológico até esta sexta-feira (20). O alerta envolve possibilidade de quedas de muros, deslizamentos e desabamentos, em razão do solo encharcado.
A Defesa Civil orienta moradores dessas áreas a ficarem atentos ao grau de saturação do terreno e a sinais de problemas estruturais.
Sinais de deslizamento e o que fazer
Em caso de suspeita de risco, a recomendação é sair imediatamente do imóvel e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Em situações de emergência, o contato deve ser feito com o Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193.
Sinais de que deslizamentos podem acontecer incluem:
Trincas nas paredes;
Água empoçando no quintal;
Portas e janelas emperrando;
Rachaduras no solo;
Água minando da base do barranco;
Inclinação de postes ou árvores;
Muros e paredes estufados;
Estalos.
A prefeitura foi questionada sobre a queda do muro na rua Vicente Dutra e ainda não respondeu.
BH e mais de 500 cidades têm alerta de chuva e granizo
Belo Horizonte e outras 504 cidades mineiras estão sob alerta para chuva e granizo nesta quinta-feira (19), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até as 10h da próxima sexta-feira (20).
Há previsão de chuva de até 50 mm por dia, ventos intensos de 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O Inmet aponta baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Entre as regiões atingidas pelo alerta estão a Região Metropolitana de BH, Central, Triângulo/Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce e Noroeste.
Orientações em caso de temporais
Em caso de rajadas de vento, as recomendações são:
Não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas;
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.