Adolescente tem dedos amputados após fazer gesto associado a facção no RS
Segundo a Polícia Civil, o crime pode ter ligação com uma facção após postagem da jovem nas redes sociais; motivação ainda é investigada
19/02/2026 às 14:35por Redação Plox
19/02/2026 às 14:35
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Uma adolescente de 17 anos foi sequestrada, torturada, mantida em cárcere privado e teve os dedos das duas mãos decepados em Porto Alegre. De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), o crime foi cometido por integrantes de uma facção criminosa após a jovem publicar nas redes sociais uma foto em que aparecia fazendo sinais associados a uma organização rival.
A violência ocorreu em 5 de janeiro, mas o cumprimento das ordens judiciais contra os suspeitos foi realizado apenas na manhã desta quinta-feira (19/2). As ações policiais se concentraram na zona leste da capital gaúcha, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária.
Adolescente tem dedos decepados após fazer sinais de facção no RS
Foto: Duivulgação/ PCRS
Sequestro em via pública e lesões permanentes
Segundo as investigações, a adolescente foi sequestrada em via pública e levada para um local onde foi mantida em cárcere privado por integrantes da facção. Conforme a delegada Sabrina Doris Teixeira, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a vítima sofreu lesões corporais severas, com sequelas permanentes.
Ela foi torturada, teve dedos de ambas as mãos cortados, sofreu agressões físicas e teve os cabelos arrancados. A motivação do crime ainda está sendo investigada, mas há indícios de que esteja relacionada à publicação de simbologia de organizações criminosas em rede social, explicou a investigadora.Delegada Sabrina Doris Teixeira
A delegada apontou que a mutilação dos dedos, as agressões e o arrancamento dos cabelos foram usados pelos criminosos como forma de punição.
Adolescente tem dedos decepados após fazer sinais de facção no RS
Foto: Duivulgação/ PCRS
Operação na zona leste e tráfico de drogas
Na zona leste de Porto Alegre, agentes cumpriram as ordens judiciais e detiveram quatro suspeitos. Um deles foi preso em flagrante, e outros três foram capturados em razão de mandados de prisão temporária.
O investigado detido em flagrante foi indiciado por tortura e também por tráfico de drogas. Entre os demais suspeitos, um já tinha condenação definitiva pelo crime de receptação. Na operação, foram apreendidas drogas e um aparelho de telefone celular.
Operação Vox mobiliza 50 policiais
A ação, batizada de Operação Vox, mobilizou 50 policiais civis e 20 viaturas. As diligências foram realizadas a partir das informações colhidas ao longo da investigação sobre o ataque à adolescente.
Nas apurações, a PCRS contou com a atuação da 2ª DPCA, em conjunto com a Divisão da Criança e Adolescente (Deca) e com o Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), além do apoio do Departamento de Polícia Metropolitana.