Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Resistência de comerciantes em cumprir a onda roxa em Timóteo

Segundo a Prefeitura, a atitude de alguns tem dificultado o trabalho dos fiscais

19/03/2021 às 10:42 por Redação Plox

Na última terça-feira (16) foi editado um ato normativo pelo Governo do Estado de Minas Gerais colocando todas as cidades de Minas Gerais na onda roxa, com restrições de circulação e de funcionamento de atividades. A decisão é obrigatória e está amparada por decisão recente do Supremo Tribunal Federal. 

Entretanto, alguns empresários insistem em desobedecer às normas e, não bastasse isso, ainda têm afrontado a fiscalização como no caso de uma padaria, situada no bairro São José, que foi autuada na noite de quarta-feira. Embora seja serviço essencial, o estabelecimento estava com as portas abertas após o horário permitido com público no interior da loja. Além de desacatar os servidores públicos, o proprietário se dirigiu a eles com palavras de baixo calão e grosserias num vídeo que viralizou pelas redes sociais. As informações são da Prefeitura de Timóteo.

Foto: Divulgação PMT

 

Segundo a Administração Municipal, o proprietário chegou a chamar os fiscais de “bandidos” durante o trabalho de cumprimento da lei.  O coordenador da Fiscalização da PMT, Silvio dos Santos, lembra que o Artigo Art. 331 do Código de Penal estabelece que “desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela” é crime com pena de detenção que pode variar de seis meses a dois anos, e/ou multa. 

“Se houver reincidência é perfeitamente possível a aplicação da lei. Mas não é esse tipo de atitude que estamos adotando. Estamos trabalhando no sentido de conscientizar as pessoas. Agora, se isso não for o suficiente, vamos usar todo o aparato como o apoio da PM e da Polícia Civil para garantir a efetividade das medidas”, ponderou Silvio dos Santos. Atualmente o Município está com cerca de 40 fiscais em atividade.

Situações parecidas a essa vivenciada no bairro São José têm sido registradas pela cidade, bem como a reincidência no descumprimento das restrições como no caso de um bar situado no Bairro Timirim que foi autuado mais de uma vez por liberar o consumo de bebidas alcoólicas no interior do estabelecimento comercial.

O chefe da fiscalização explica que está faltando entendimento sobre as atividades comerciais. A norma do Estado não proíbe as atividades comerciais, ela restringe. Se o consumidor quiser comprar um produto que não é essencial basta ele contactar a loja, fazer o seu pedido e retirar na porta do comércio. Se for depois das 20h o pedido pode ser entregue por meio de delivery. “O objetivo é restringir a circulação das pessoas e com isso reduzir a propagação do vírus da covid-19”, esclareceu Silvio.

A Prefeitura enviou também ofícios para as empresas de transporte público Autotrans, Saritur e Univale solicitando a apresentação do plano de prevenção à covid-19. A Administração Municipal também vai solicitar das empresas instaladas no município um plano de trabalho e de contenção ao coronavírus, descrevendo as medidas adotadas de enfrentamento à propagação, vedação e limitação de posturas em decorrência da pandemia da covid-19.

Compartilhar a notícia

Veja também
Neblina causa atrasos e cancelamentos em Confins nesta terça-feira
GERAL

Neblina causa atrasos e cancelamentos em Confins nesta terça-feira

Operação por instrumentos precisou ser acionada no aeroporto por conta da baixa visibilidade

comercio-3.JPG
GERAL

Carnaval terá boa parte do comércio de portas abertas no Vale do Aço

Shopping e setor alimentício são dois dos setores que só não funcionarão na segunda-feira, Dia do Comerciário 

Thiago Castro 1.jpg
GERAL

Prefeitura de Timóteo presta contas do 1º quadrimestre de 2019

Apresentação foi feita com base no índice de cálculo da Secretaria do Tesouro Nacional

Rio Laguna, comunidade São José, em Melgaço, na Ilha de Marajó — Foto: Foto: Marcelo Lelis/Agência Pará/2018
GERAL

Denúncias de exploração infantil na Ilha de Marajó ganham destaque nas redes sociais

Revelações em reality show gospel reacendem discussões sobre abusos na região paraense

para você
Jovem é demitida quatro horas após ser contratada por empresa
EMPREGO

Jovem é demitida quatro horas após ser contratada por empresa

Após se formar e aceitar proposta profissional, mulher foi surpreendida com desligamento ainda no primeiro dia

ponte-sadir.jpeg
POLíTICA

Lemos desiste e Sadi Lucca é o vice para Marcos Vinícius disputar reeleição em Fabriciano

A escolha do delegado aposentado como pré candidato a vice na chapa de Marcos Vinícius gerou muitas polêmicas

ECONOMIA

Pesquisa aponta que 66% acreditam que governo errou mais do que acertou na polêmica do Pix

Levantamento Genial/Quaest revela percepções negativas sobre a gestão do governo em temas polêmicos como o Pix e comunicação oficial.

grávida
POLíCIA

Jovem é morta e tem bebê arrancado por outra mulher que fingia estar grávida

O bebê morreu após dar entrada na unidade de saúde